quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A nova Copa do Brasil

Ela iniciou em 1989 sem muito prestígio, com pouco valor. Na época servia para as equipes pequenas jogarem mais e terem mais oportunidades de enfrentarem uma equipe grande, tinham 32 equipes e era vista com certo preconceito pelas equipes de maior expressão. Dez anos mais tarde o campeonato passou a ser composto por  64 equipes. Em 2003, com a introdução do sistema de pontos corridos, ela tornou-se um atalho para os grandes clubes chegarem á Taça Libertadores. Além disso as maiores equipes do Brasil não disputavam o torneio por estarem disputando a tal Libertadores. Portanto, a Copa do Brasil cresceu e agora está mais importante e mais difícil de se conquistar. E foi pensando em aumentar essa disputa sadia que a CBF inovou e criou um novo formato para a Copa do Brasil que será válido a partir de 2013.

A Copa do Brasil será disputada de Março a Novembro, o que dará a oportunidade das seis equipes que estavam na Libertadores entrarem no meio da competição. Isso mesmo. As seis equipes que estavam na Libertadores chegarão na fase de oitavas de final. Ao todo serão 86 equipes. Primeiramente, oitenta equipes se enfrentarão em mata-mata até sobrarem 10, que irão se juntar ás seis equipes já classificadas para as oitavas de final. A ideia da CBF é  de aumentar o número de equipes realmente capazes de vencer uma Copa do Brasil e tornar mais equilibrado. Sensacional. Imaginem um mata com as 12 principais equipes, Coritiba, Atlético-PR, Sport e Bahia. Não seria genial? Muito boa ideia da CBF. Além disso a CBF não quer deixar equipes que  forem eliminadas na pré-libertadores sem ter outra competição além do Brasileirão. Essa ideia não foi legal. Primeiro porque isso raramente acontece e segundo porque todo time merecia uma punição por ficar para trás logo de cara. E a CBF não quer punir. 


Além de dar uma vaga na Libertadores, a Copa do Brasil dará quatro vagas a Sul-Americana. Isso mesmo. O número de vagas foi reduzido e irão para a Sul-Americana os mais bem colocados do Brasileirão que sairem precocemente da Copa do Brasil do ano seguinte. Imaginem um time que se saia bem no Brasileiro de um ano e na Copa do ano seguinte. Imaginaram? Este mesmo time perderá uma vaga na Sul-Americana para uma equipe que sair precocemente na Copa do Brasil. Injusto né? Pois é. Não seria melhor dar uma vaga do quinto ao oitavo do Brasileirão e exclui-los da Copa do Brasil? Sem contar que muita equipe fará corpo mole na Copa do Brasil e muitas não terminarão o Brasileiro sonhando com Sul-Americana. Muito confuso...coisas de Ricardo Teixeira...

Essas mudanças na Copa do Brasil deixaram o nosso calendário embolado em alguns aspectos, confuso em outros e injusto em muitos. Mas em uma coisa ela acertou : A emoção está garantida. E você, o que achou de todas essas mudanças promovidas pela CBF?    

Um comentário: