quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Brasileirão : As zebras, os micos... e o rato?

Domingo o Brasil vai parar. Parece uma frase muito clichê. E é. Mas tem um fundo de verdade. As 12 maiores torcidas do Brasil tem bons motivos para ligarem a TV e torcerem por seus times. Os motivos são diversos e variados que vão desde a possibilidade de ser campeão, passando por Libertadores, não ser rebaixado e pelo simples prazer de complicar a vida do rival como é o caso de Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo. As outras oito torcidas dos clubes que completam a primeira divisão também terão boas histórias para contar e convencer a patroa a chegarem do  churrasco, da praia ou da serra mais cedo: Ás 17 horas. Cada uma das 20 equipes, representadas ou por seus mascotes ou por outros animais, terão  um domingo decisivo e que certamente marcará a história dos clubes.

Brigando pelo título, temos o Corinthians e o Vasco. O Corinthians sempre foi como um rato, e o Vasco, o gato, que passou o campeonato todo correndo atrás do time de Tite e Liédson. O gato chegou á liderança em algumas situações mas jamais conseguiu exterminar o rato e em alguns momentos contou com a concorrência de outros gatinhos, cobras e corujas, mas todos concorrentes desistiram de alcançar o tal ratinho.Domingo o gatinho terá que passar por cima do urubu Flamengo e torcer para que o porco Palmeiras engula o pobre ratinho. Se isso acontecer, gatinho premiado. Já se o urubu complicar o gatinho e/ou o rato se agigantar diante do porco, o rato será campeão. Quem leva a melhor? O gatinho esfomeado ou o ratinho ligeiro? Tom ou Jerry? Corinthians ou Vasco?

A disputa mais acirrada é pela Taça Libertadores. Nunca antes na história dos pontos corridos(desculpa Lula), chegamos a última rodada com sete times gladiando por apenas uma vaga na Libertadores e mais uma pela pré. Garantidos temos o gatinho, o ratinho e a coruja Fluminense, que ainda briga por uma vaga na fase de grupos. Na disputa para entrar no torneio das maiores feras continentais aparecem ,o tradicional urubu-rei, o Flamengo que alternou bons e maus momentos na competição e que hoje lidera esta disputa a parte com 60 pontos. Com boas chances aparecem as zebras Figueirense e Coritiba e o imponente gavião cujo nome amedronta : Internacional. Todos têm 57 pontos e não dependem apenas de si. O São Paulo, outro gavião que sempre chega bem e o Botafogo, que apesar de ser representado por um cão este ano esteve mais para cavalo paraguaio possuem poucas perspectivas positivas já que precisam de muitas combinações para conseguirem no máximo, a vaga da pré. O São Paulo possui 56 pontos e o Botafogo 55. O Fluminense enfrenta o Botafogo, o gavião vai ter que arrancar pedaços da baleia do litoral santista, o Figueirense enfrenta o leãozinho Avaí, o Coritiba enfrenta o miquinho Atlético-PR e o Internacional terá que superar o tamanduá Grêmio.

A disputa que não tem vencedores e sim não perdedores é a briga para não ser rebaixado.O jovem filhote de  leão, Avaí, e o coelho América já perderam a disputa. Os miquinhos Ceará e Atlético-PR são sempre bem queridos até o momento que invadem as residências alheias e dão dor de cabeça aos donos. Mas este ano não foi assim. Foram fracos, sem graça e apanharam de quase todo mundo neste ano. A raposa Cruzeiro é o candidato mais forte a não perder a disputa. Basta vencer o seu rival, galo, que se safará da degola. O Ceará precisa vencer e torcer por no máximo um empate cruzeirense enquanto o Atlético-PR necessita vencer e torcer por derrota da raposa e que o Ceará conquiste no máximo um ponto.

E escrevam o vos digo : ratinho campeão, Figueirense na Libertadores, Fla na pré e Ceará e Atlético-PR pagarão mico e serão rebaixados.

Um comentário:

  1. Bem diferente essa postagem. Paralelo com animais. Vitória do Rato, né!? Nada mais merecido.

    ResponderExcluir