sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Prêmio Craque do Brasileirão

Hoje saíram os candidatos a craque de cada posição, melhor técnico e melhor árbitro.Ainda tivemos a indicação do craque da galera e revelação da competição.

Fábio, e Victor concorrem ao prêmio de melhor goleiro.Fábio não é melhor, mas vive momento mais positivo e merecia chance na seleção.Jefferson completa a lista. É bom goleiro, de seleção e merece a indicação.Só senti falta de Júlio César, que superou todas as adversidades nesta reta final. Victor leva.

Os zagueiros são : Alex Silva, Chicão e Dedé pela direita; já pela esquerda concorrem Leandro Eusébio, Miranda e Réver.Se o Corinthians, Chicão leva, caso seja o Flu, Leandro Eusébio.Dentre as opções escalaria Dedé e Réver.

Como sempre a lateral esquerda nos deu muita dor de cabeça. Separar três finalistas de um grupo sem representatividade e destaques é um tanto difícil. Roberto Carlos leva se for campeão, já se for o Cruzeiro, Diego Renan. Kléber é coadjuvante.Na lateral direita, achei a indicação de Léo Moura um equívoco mas que infelizmente temos que aceitar.Não temos um terceiro bom nome.Os outros dois são Mariano e Jonhatan.O tricolor leva independemente do destino da taça.


No meio está reservada a maior briga : Bruno César e Conca pela esquerda e Montillo e D'Alessandro disputando a vaga da direita.O colorado leva certa desvantegem. Paulo Baier e Douglas, completam a lista mas não levam.

Indicar Willians como volante direito mostra como o futebol brasileiro ainda carece de bons nomes no setor. A sorte que Jucilei e Fabrício enobrecem a lista.O grande nome do lado esquerdo é Elias, o possível vencedor, que concorre com Arouca e Marcos Assunção.

No setor direito do ataque, Jonas deve bater Thiago Ribeiro e Eder Luis com um pé nas costas.No lado esquerdo, Neymar ou Loco Abreu vencem de Kléber.

No ramo da revelação muitos acham um exagero indicar Dedé, mas é uma boa forma de valorizar a guarda nacional. Bruno César está no lugar certo. Neto, goleiro do Atlético-PR foi um exagero.Poderia surgir o nome de Lucas, que é o de futuro mais promissor.

Craque da galera : Conca, Bruno César e Dedé.

Técnico : Muricy Ramalho, Cuca e Renato Gaúcho

Árbitro : Simon, Sandro Meira Ricci e Paulo César Oliveira

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Quem vai ser a revelação do Brasileiro?

Por tudo que ele já fez , por sua titularidade e por sua sequência, é difícil imaginar outro alguém para ficar com o prêmio de revelação do Brasileirão sem ser Bruno César.Mas com o crescimento do rendimento de outro nesta reta final, como Lucas, nos faz apontar outro candidatos.

O Santos poderia emplacar Zé Eduardo(Zé Love), Neymar ou Ganso.Neymar e Ganso já jogaram brasileiros, e Paulo Henrique ainda está machucado desde agosto.Zé Eduardo fez um bom campeonato, fez alguns golzinhos, chamou a atenção mas foi boa parte da competição reserva.E convenhamos, isso não vale.Pode até emplacar André mas este pouco jogou.

Lucas,um dos candidatos á revelação do Brasileirão.
O São Paulo pode emplacar Lucas, ex Marcelinho, e o outro Lucas, o  Gaúcho.O primeiro é melhor, titular e o grande nome do atual elenco tricolor.Lucas Gaúcho faz algumas boas jogadas, mas tem apenas um gol na competição.

Alguns flamenguistas doidos pedem Diego Maurício.Imbecis.Me desculpem o termo, mas só um adjetivo xulo como este para definir bem a atitude.Outra pedida infundada é a de Leandro Damião, que foi titular bom tempo, me agrada, é bom jogador mas não merece tal prêmio.


Bruno César : O favorito.
Concorrendo "pau a pau" com Lucas, vem o 10 de outro de time paulista, o Corinthians.Vocês sabem muito bem a quem me refiro.

Não podemos nos esquecer do bom zagueiro do Vasco, Dedé.

Em quem você aposta ?

Sigam-me no Twitter

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Coritiba e o verde da esperança.

Ano passado o Cortitiba caiu mesmo não tendo time para tal; foi uma pena e injusto com a grandeza do coxa.Me refiro ao time mesmo, tinha lá suas qualidades, e não á tradição se não time grande não caía.No dia da queda a torcida invadiu o gramado, acuou a polícia, fez um reboliço e tirou o mando de campo do seu time.Burrice.A justiça precisava agir contra aqueles bandidos, mas fez o mais simples que foi interditar o Couto Pereira.E o Coritiba precisava se reerguer como nunca.Vigiado pela justiça e sem estádio...

Era hora de se reerguer.Parte da torcida exigia a cabeça de Ney Franco, mas a diretoria impôs respeito e manteve Ney Franco.O melhor acerto de todos.

O Campeonato Paranaense foi usado como laboratório, e as experiências deram certo demais.Time campeão em cima do maior rival.Vale lembrar que o Paranaense não foi organizado pela CBF, por isso o coxa teve o Couto.Era o primeiro índicio de que o coxa brilharia na Série B.

Na Copa do Brasil, mesmo com o Couto, não chegou muito longe.Na segunda fase o time caiu para o Avaí.Foi por pouco.Muito pouco.

Jéci, Ângelo, Edson Bastos, Tcheco, Leonardo, Marcos Aurélio, Geraldo, Pereira e Jéci.Para uma série B, um timaço. Mas série B é cansativa; tem times do norte ao sul.A concentração não á mesma da primeira divisão.E o Coritiba finalmente foi punido. Perda de mando de 10 dos 19 jogos do time.Jogou apenas 9 jogos da Série B no Couto Pereira, o que tornou a caminhada cansativa e exaustiva.Como forma de recompensa, o acesso e o título, este vindo no sábado, vieram fora de casa.

Parabéns ao coxa e aos seus gladiadores que fizeram de cada jogo uma guerra, e deram ao Coritiba sseu terceiro título nacional, o segundo da Série B.

domingo, 21 de novembro de 2010

Parabéns aos negros.

No dia da consciência negra, nada melhor do que citarmos os negros que roubaram a cena em seu dia.

* No Engenhão, a torcida do Flamengo comprou todos os ingressos, mas possivelmente, os cambistas não deixaram o estádio finalmente encher.Dentro de campo, Renato Abreu solta seu típico canhão e abre o placar logo aos dois minutos. Mas o Fla relaxou e deixou Baiano fazer gol olímpico, com colaboração de Marcelo Lomba.Diego maurício, o Drogbinha, entrou ainda no primeiro tempo no lugar do contundido Deivid e fez o gol da vitória rubro negra.Essa vitória fez muitos jornalistas e torcedores apelidarem o dia de " consciência rubro-negra".Até a primeira invasão de campo da curta história do Engenhão foi rpotagonizada por um negro.

* Em Presidente Prudente se enfrentaram Grêmio Prudente e Ceará.A falta de pretensões aliada com o baixo nível técnico tornaram o jogo muito chato e entendiante.Ah e os gols foram dos negros Rhayner e Geraldo. 1a1.

* Grêmio e Atlético-PR ralizaram mais um embate direto; só que a briga era lá em cima. O jogo foi 3a1 para o Grêmio e o negro Diego fez o gol da vitória gremista.Do lado paraneense, Guerrón sofreu o pênalti convertido por Paulo Baier.

Não parem as máquinas

Os campeonatos nacionais da Europa, diferentemente do Brasileirão costumam ter uma diferença abissal entre os tidos como "grandes" e os "pequenos", sempre tem dois ou três voando por competição e lá para a 12° rodada já se sabe quem será o campeão.E ainda tem um time voando em âmbito europeu.Essa temporada 2010/2011, o Campeonato mais gostoso de se ver é o Espanhol.Barcelona e Real Madrid dão goleadas toda rodada e ainda arrasam na Champions. Messi e Cristiano Ronaldo deixam seus tentos todos os jogos transformando seus times em máquinas de destruição em massa.

Podem associar o baixo nível dos adversários á boa fase de Messi, mas um oito a zero na casa do adversário não é nem um pouco normal.Messi, fez três gols no goleiro brasileiro Diego Alves e chega a 101 gols na Liga Espanhola, treze só nesta competição que teve apenas 12 partidas. O time catalão já marcou 33 gols e não tropeça desde a  6° rodada.


Na liderança com 32 pontos, um a mais que o Barça vem o Real Madrid dos compatriotas Mourinho e Cristiano Ronaldo, autor de 15 gols na Liga e artilheiro da competição.Vive o seu melhor momento goleador da carreira.Ontem, também marcou três gols numa goleada impiedosa. A vítima da vez foi o Atlhetic Bilbao, que perdeu de 5a1 e a chance de se aproximar do pelotão da frente. O time madrileño tem 33 gols pró, não tropeça desde a quinta rodada e não perdeu na competição.


Na próxima segunda-feira dia 29,Barcelona e Real Madrid farão o clássico mais aguardado depois da Copa.Expectativa de casa cheia e jogo memorável.E por favor, não parem as máquinas.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Porque a torcida não se importa com comemorações?

É um fato que deixa o setor de marketing de qualquer clube ouriçado, embora não costume dar os lucros planejados.Deixa o jogador bastante motivado, a ás vezes se sentindo pressionado.Mas porque datas em que jogadores comemoram x números de jogos ou x anos no clube não ganham o prestígio planejado pelo marketing do clube?

No Brasil o torcedor ainda é muito apegado aos resultados.O ídolo nasce não por sua conduta pessoal, mas o que mais conta é a sua conduta profissional.Gols e defesas dificeis contribuem e tanto para isso.Um jogador pode ter jogado 5 segundos e dado um toque na bola em toda a sua trajetória pelo clube, mas se tiver feito aquele gol inesquecível...pronto, é idolatrado na manhã seguinte enquanto o jogador que está lá há anos sempre batalhando por seu espaço sequer chama a atenção dos torcedores. 

Mas o simples fato do jogador completar 100,200,300,600 ou 1000 jogos defendendo o clube significa que por lá ele tem certo espaço, e se tem certo espaço deve ser admirado pela torcida, e se é admirado pela torcida porque não recebe o prestígio que o pessoal do marketing sonha ?

Talvez o amor que ele não tem ao clube pese na decisão da torcida em não comprar camisetas comemorativas, encher o estádio em virtude da celebração ou coisa do gênero.Talvez o rodízio de clubes, que marca a carreira do atleta também pese.

E aí, o que acha?

Twitter

"Don' t cry for me Argentina"

Traduzindo :  Não chores por mim Argentina.E não é para chorar mesmo não; é para rir.

Rir pois está em excelente fase o excelente jogador que ontem definiu o jogo.Chama-se Messi, e merecidamente é o melhor do mundo.

Rir pois tão cedo vocês verão nova bobeada de Douglas, que deve ficar ausente da seleção por longo tempo. A graça nisso é que vocês terão um baita motivo para nos zoarem.

Rir porque tirar a urucubaca de ficar sem vencer os rivais após 5 anos da forma que foi tirada é motivo de felicidade.

Rir porque vencer a campeã do mundo por 4a1 e o seu arquirrival em menos de dois meses é demais.

Riam.Se afoguem em lágrimas oriundas do riso.

Outra vitória, ainda mais como esta, se Deus quiser, jamais.

Twitter

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Sobre a 35° rodada

* Não existiu pênalti de Gil em Ronaldo.Teve choque e teve contato, mas não há falta.

* Zezé Perrela, presidente do Cruzeiro, não pode reclamar de mala branca dada a Gil.Ele deve saber sobre o profissional e a ética de quem contrata, e se tiver vindo por interferência de Cuca, deve saver que tipo de treinador contrata.

* Em uma coisa Zezé tem razão : O Corinthians têm sido o maior beneficiado por erros de arbitragem mesmo que indiretamente.O Brasileirão de 2005, sempre muito polêmico, pode servir de base para concluirmos que o Corinthians pode ser um queridinho da arbitragem.Pode ser.

* Creio que a arbitragem ajuda muito ao Corinthians, não por ganhar mala branca ou receber pedidos de A ou de B. Por erros mesmo.

* Quanto ao Fluminense : Depositar culpa de um eventual vice em cima do erro de Sandro Meira Ricci é um tanto "chorôrô". O tricolor teve a liderança em maõs por muitas rodadas, e a deixou escapar por tropeços em casa, como o de ontem.E time que quer ser campeão não pode vacilar tanto em casa.

* Essa rodada serviu para afunilar a briga pelo título. Saem Botafogo e Cruzeiro, e deixa Corinthians com mão na taça.

* Estamos muito próximos  de ver o São Paulo fora de uma Libertadores, fato raríssimo.

* Tchau Prudente.Já pensou em voltar a ser Barueri?

* Do que adianta matemática se nem os próprio jogadores acreditam?  Goiás na Série B vai deixar o próximo Brasileirão com uma cara diferente.

Parabéns ao clube mais querido do Brasil

Seja na Terra ou seja no Mar o Flamengo sempre será o clube mais amado e odiado do nosso futebol.Boa parte desse paradoxo se deve aos gols de Zico e cia, que levavam os rubro negros e os advérsários á loucura, por motivos controversos.

Não só eu teria um desgosto profundo do se faltasse um Flamengo no mundo. O futebol teria um desgosto profundo se não fosse o Flamengo no mundo.

Pode não ser o mais cotado nos Fla-Flus mas sempre impõe respeito e faz com que a sua camisa, mesmo vestido por um peladeiro da esquina gere medo e angústia.

 Pode não ser o maior prazer vê-lo brilhar mas está sempre gerando raiva e depertando vontade quando joga.


Sempre Amado.Fato.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O velho e sempre chato corpo mole.

E lá se vem mais um efêmero fim  de Brasileirão, e com ele, dor, soofrimento, glórias e infelizmente o assunto envolvendo corpo mole de clube A, B ou C, retoma a pauta de todos os jornais. No estilo Twitter de ser, apimentarei ou não essa discussão.

*  Ano passado, o Corinthians não facilitou a vitória rubro-negra, muito pelo contrário.obrigou Bruno a fazer belas defesas, e ainda entrou com Ronaldo, que magoado com o Fla poderia ter feito outra história do jogo se não saisse machuado.

* São Paulo e Palmeiras, este entrará com reservas contra o Flu, podem até não pensar em complicar o tricolor, mas entregar o jogo, eu duvido.

* Comenta-se muito se o goleiro Felipe fez ou não fez questão de pegar o pênalti cobrado por Léo Moura. Realmente, parece não ter feito, mas ele tinha seus motivos : O jogo já estava 1a0, com o Fla melhor, e o pênalti era o último lance do jogo, ou seja, em nada alterava.Soma se a isso, o fato de em 2007, o Internacional, na época candidato ao título, ter ajudado ao Goiás a rebaixar o Corinthians.

* Palmeiras e São Paulo, mesmo que a torcida venha a pedir, não entregarão. Tem técnicos sérios e competentes do lado de fora, sem contar que isso mancha a imagem de qualquer clube.

 * O próprio Corinthians não diz que será ajudado pelos rivais.Se isso viesse a acontecer, as torcidas rivais "descontarão" um título do Corinthians.

Enfim, é um assunto chato, mas que, infelizmente, não pode passar desapercebido.

Twitter

A admissão de Adilson recompensa erros da diretoria.

Dorival Júnior não devia ter saído, e Neymar merecia mais gelo.Mas o Santos errou duplamente.E depois errou ao não contratar ninguém imediatamente, mas preferiu apostar que o interino Marcelo Martelotte repetiria a dose de Andrade.Novo erro.

Ontem a diretoria santista anunciou a contratação do muito bom treinador Adílson Batista, e deixou bem explícito que percebeu os erros, e já pensa em 2011, mesmo a apresentação de Batista estar marcada para o dia 06 do próximo mês.

O que eu gostei nessa história é o fato da diretoria santista, mesmo tendo feito o normal, que é errar, ter corrido para refazer os erros.

E aí, o que você acha?

Meu Twitter

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Botafogo pode ser campeão Brasileiro ?

Segundo os matemáticos, há chances, mesmo que não muitas.Mas o Botafogo se apega ao passado, e ao sua boa e velha superstição.Apesar dos 1% de chances, e a distância de seis pontos para o Fluminense, o alvinegro ainda acredita que pode levantar a taça. Confira, abaixo, uma relação dos motivos para acreditarmos e/ou não acreditarmos no time do natalino :

Positivos : 

* Ano passado, o campeão Flamengo, ao término da 32° rodada estava com 51 pontos contra 57 do então líder Palmeiras, treinado pelo Muricy, técnico do atual líder.Este ano, o Botafogo tem 51, e o Flu, 57.

* Dez entre nove(isso mesmo) especialistas cravam : O Botafogo tem o restante da tabela mais fácil. Atlético-GO no Engenhão.Inter, já sem pretensoões, e Prudente, possivelmente rebaixado, também em casa. Avaí, sem esboçar reação, e Ceará, já livre da degola fora de casa.E o último jogo do Botafogo é contra o Grêmio, que deve chegar á última rodada com a sua vida já definida.

* O Botafogo é o time que vive a melhor fase da competição,principalmente entre aqueles que duelam pela taça.

* A sintonia entre papai Joel e Botafogo, juntos desde janeiro pode dar um ânimo diferente ao time.O alvinegro é um dos poucos clubes, em que treinador e joogadores se conhecem coo poucos.

Negativos : 

* Até hoje nenhum Campeonato Brasileiro foi vencido por saldo de gols ou número de vitórias.Mas, cada vez mais concorrido, o Brasileirão pode chegara este patamar a qualquer ano, inclusive este em que estamos vivendo.E isso é péssimo para o Botafogo, que tem apenas 12 vitórias, e o pior saldo do pelotão de cima.

* Convenhamos, este time do Botafogo tem bons jogadores como Loco Abreu, Jobson, Jefferson  e Edno vem jogando muito bem, mas, o alvinegro sofre com contusões e decepções como Maicosuel e Lúcio Flávio.E ainda conta com o fato de ter jogadores "fracos" como Fahel e Alessandro. Em linhas gerais, o Botafogo não tem o elenco e jogadores decisivos que nem tinham o  Flamengo de 2009, e Cruzeiro, Corinthians e Flu de 2010, o que torna a caminhada mais sinuosa.

* Eu não entendo o porquê dos matemáticos cravarem que o Botafogo soma apenas 1% de chances de levar a taça.Vale lembrar que Santos  e Inter, com dois pontos a menos também têm 1 %.Um por cento ou não, as chances são remotas.

O que vocês acham? 

Sigam me no Twitter