quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Porque a torcida não se importa com comemorações?

É um fato que deixa o setor de marketing de qualquer clube ouriçado, embora não costume dar os lucros planejados.Deixa o jogador bastante motivado, a ás vezes se sentindo pressionado.Mas porque datas em que jogadores comemoram x números de jogos ou x anos no clube não ganham o prestígio planejado pelo marketing do clube?

No Brasil o torcedor ainda é muito apegado aos resultados.O ídolo nasce não por sua conduta pessoal, mas o que mais conta é a sua conduta profissional.Gols e defesas dificeis contribuem e tanto para isso.Um jogador pode ter jogado 5 segundos e dado um toque na bola em toda a sua trajetória pelo clube, mas se tiver feito aquele gol inesquecível...pronto, é idolatrado na manhã seguinte enquanto o jogador que está lá há anos sempre batalhando por seu espaço sequer chama a atenção dos torcedores. 

Mas o simples fato do jogador completar 100,200,300,600 ou 1000 jogos defendendo o clube significa que por lá ele tem certo espaço, e se tem certo espaço deve ser admirado pela torcida, e se é admirado pela torcida porque não recebe o prestígio que o pessoal do marketing sonha ?

Talvez o amor que ele não tem ao clube pese na decisão da torcida em não comprar camisetas comemorativas, encher o estádio em virtude da celebração ou coisa do gênero.Talvez o rodízio de clubes, que marca a carreira do atleta também pese.

E aí, o que acha?

Twitter

Um comentário:

  1. Verdade seja dita, a postura pessoal do jogador influencia de forma categórica em sua fama e prestígio, o marketing pessoal faz parte do arranjo da personalidade. Vejamos exemplos no Ronaldo, Edmundo,Romário, Adriano e tal. O antes e depois fazem total diferença. Não se pode fechar os olhos à essa realidade.
    Acredito que a questão dos planejamentos furados no futebol está na falta de marketing e admistração institucional das equipes.

    ResponderExcluir