sábado, 25 de dezembro de 2010

Obrigado Parreira

Na última Terça-feira(22), o técnico Carlos Alberto Parreira pendurou a prancheta.No entanto Parreira continuará ligado ao Futebol. A decisão, creio, é consequência de recentes trabalhos ruins,idade avançada e especulações insensatas sobre seu futuro.Parreira, agora um ex técnico, foi para muitos um treinador fraco e pouco conhecedor de táticas e treinamentos.Apesar dessas críticas e de visível fraqueza como treinador, Parreira contribuiu para o futebol nacional e internacional. Nos ensinou bastante.

A sua amizade com  Zagallo e Joel Santana, principalmente com o primeiro, nos mostrou que ainda podemos ter amizades sinceras neste mundo do futebol que está cada vez mais polêmico, cheio de interesses e recheado de jogos políticos.

Parreira, apesar de ter relutado com Romário em sua primeira passagem pela nossa seleção nos tirou de uma seca de 24 anos de títulos mundiais.Apesar de muitos acharem que Romário ganhou a Copa sozinho, parreira tem lá os seus méritos e todos deveríamos ser gratos a ele.

Parreira já treinou Kuwait, Árabia Saudita  e África do Sul em Copas do Mundo.Não passou da primeira fase em nenhuma delas, é verdade mas deu a estes países conselhos, dicas e por ser brasileiro fez com que o futebol se tornasse mania nesses países mesmo que momentaneamente.Com o Kuwait e a Árabia Saudita conseguiu conquistar diversos torneios continentais.Ainda treinou o Emirados Árabes em 1990.Sua conquista com o Brasil fez que se abrisse um novo mercado : a exportação de treinadores.

Parreira é uma das poucas pessoas que poderão contar aos netos o prazer que é conquistar um título brasileiro com seu time de coração( Fluminense-1984), feito jamais alcançado por treinadores como Telê e Luxemburgo.Título ainda mais glorificado se considerarmos que na época aquele era considerado o primeiro título de impacto do clube.Sua relação com o Fluminense é tão bonita que ele topou dirigir a equipe no martírio da Série C de graça.Conseguiu o retorno á elite, mesmo com maracutaias, e se eternizou ainda mais na história do clube.

Confesso que acho Parreira fraco como treinador.Não gostaria de vê-lo treinando meu time, assim como muitos também não gostariam mas por toda sua trajetória, Parreira se tornou um símbolo de nosso futebol, e com certeza, daqui há 50 anos ainda será lembrado.

Obrigado Parreira.

Twitter

Um comentário: