sábado, 4 de dezembro de 2010

Rússia e Qatar: Boas pedidas?

A FIFA anunciou na última quinta-feira os países que sediarão as Copas de 2018 e 2022.Rússia será a primeira, e o Qatar(isso mesmo), a segunda.No mínimo, duas escolhas medianas.

A Copa na Rússia será a primeira no leste europeu, que vinha merecendo há um bom tempo.A Rússia tem dinheiro, importância política e só não organizará uma boa Copa se não quiser.Venceu a Inglaterra, confesso não saber como. É um país com mais tradição no esporte, com grande relevância política e que tinha tudo para realizar um bom megavento após 52 anos.A candidatura de Bélgica/Holanda era fraca.Era conjunta e a FIFA  deixou bem claro que não faria mais Copas em dois páises.Mas Portugal/Espanha, também vizinhos de porta chegavam bem e agradou boa parte dos eleitores.Eu queria que fosse lá.

E a Copa no Qatar? Essa poolítica de descentralização proposta por Blatter servirá apenas para glorificá-lo.Isso não pode ser do nada, e com tamanha frequência.O Catar é mais quente que Bangu e terá que investir muito no bem estar da torcida.Soma se a isso, o isolamento do resto do mundo e o desinteresse do povo de lá pelo futebol.Torço para que a postura da torcida mude, mas não seria mais confiavél apostar na Austrália, um país com condições, grande e acostumado a receber turistas de todo mundo.Tem lá os seus problemas, como a distância , localização e desinteresse da torcida., mas por lá se fala inglês.Ponto positivo.Por mais que boa parte do mundo tenha aversão aos Estados Unidos, lá era a melhor opção por ser ponto estratégico, ter belas condições financeiras e já nos ter mostrado capacidade em realizar o evento.Japão e Coreia do Sul, as sedes de 2010 seriam melhores pedidas do que o Qatar.O Japão é um dos poucos países em que fica evidenciado o desespero pela popularização do esporte.E a Coreia, em conflito com a outra Coreia, daria um jeito de dar um basta nessa briga territorial e seria capaz de fazer uma boa Copa.

Em linhas resumidas, Rússia foi uma boa pedida mas tinham melhores, e o Qatar foi uma pedida não muito boa.

Um comentário:

  1. Considero ambas boas escolhas.
    Qatar tem dinheiro para fazer uma boa copa sem problemas com o calor, disso ninguem duvida. É um dos paraísos petrolíferos. O Oriente Médio merece uma Copa e o país tem a estabilidade necessária para fazer eventos internacionais bons.
    Não é só política do Blatter, mas um dos objetitos da Copa e da FIFA.
    "The world is a place rich in natural beauty and cultural diversity, but also one where many are still deprived of their basic rights. FIFA now has an even greater responsibility to reach out and touch the world, using football as a symbol of hope and integration."
    Sobre a rússia: Merecida também. Não só pela tradição, mas também por sua representatividade no leste-europeu.
    Por isso que digo que as escolhas foram ótimas.

    ResponderExcluir