sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Guia do Paulistão 2011


Amanhã a bola volta a rolar profissionalmente em 2011. A principal competição, o Campeonato Brasileiro, só começa em maio; no entanto os estaduais começam a conhecer seus campeões a partir deste sábado.O Campeonato Paulista recomeça com novidade no regulamento e poucas novidades dentro das quatro linhas.

Santos : O glorioso alvinegro praiano é a única grande equipe do Brasil que mudou de treinador. Se isso será bom ou ruim, só o tempo nos responderá.Adílson Batista já fechou desde outubro e seu estilo combina com o de jogo da meninada; enfim, tudo pra dar certo.O Santos é o time paulista que fez a contratação mais impactante e que, curiosamente, trouxe menos alarde do que o esperado : Elano. Ganso, Neymar, Alan Patrick e Alex Sandro retornarão ao longo da caminhada.Enquanto isso o Santos conta com Elano,Keirrion, Arouca e o goleiro Aranha que vem para terminar com os problemas que o Santos encontra em sua meta.

Prós : A base do time campeão em 2010 foi mantida e isso traz muita confiança ao elenco.Keirrison se destacou na pré temporada e Aranha e Elano chegam para enobrecer o Santos.

Contras : Cabeça na Libertadores.Dentre os quatro grandes, é o treinador que menos conhece os seus jogadores.Ganso, Neymar, Alex Sandro e  Alan Patrick só retornam na segunda metade do torneio.


Time-base : Aranha; Léo, Durval, Edu Dracena e Jonhatan; Arouca,Elano e Ganso; Keirrison, Neymar e Zé Love.
  
Corinthians : O ano de 2010 tinha tudo para ser memoravél, mas quis o destino que o timão passasse o ano do centenário em branco.Após William se aposentar, Elias se "mudar" e Ronaldinho Gaúcho decepcionar, a  exigente torcida corintiana já pressiona Tite & cia a vencerem tudo neste ano que entra.O Corinthians é a única equipe paulista que fez contratações não muito animadoras.Se tem um rosto novo mas nem tão novo assim é o de Morais, que retorna do Bahia.

Prós : A pressão que a torcida faz tem sido saudavél.Time base do vice campeonato de 2010 foi mantido.Ronaldo em melhores condições físicas.

Contras : Elenco enxuto.Contratações de pouco prestígio.Saídas dos símbolos Elias e William não foram repostas.

Time-base : Júlio César;Alessandro, Chicão, Paulo André e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei e Bruno César;Dentinho, Ronaldo e Jorge Henrique.


São Paulo : O tricolor não disputará a Libertadores, algo inédito na história recente do clube e se isso servirá de incentivo para reconquistar o estado(título que não vem desde 2005) ou se fará o time cair em depressão só o tempo nos dirá.Richarlyson, Ricardo Oliveira e JorgeWagner encabeçam a barca.Em contrapartida Juan e Marcelinho Paraíba retornam ao tricolor.O grande nome do time, Lucas, só chega na segunda metade.

Prós : Pensamento focado na competição.Jejum de títulos aumenta a sede do tricolor.

Contras :O elenco,  se comparado ao dos demais, tem certas falhas.A falta de uma grande contratação sempre dá uma desanimada.

Time-base : Rogério Ceni; Jean, Miranda, Alex Silva e Juan; Rodrigo Souto, Marcelinho Paraíba, Lucas e Fernandinho;Fernandão e Dagoberto.

Palmeiras : O velho grito do "É campeão" começa a entalar na garganta.Títulos não vêm desde o início de 2008 e a torcida começa a questionar a qualidade de Felipão e a diretoria. É a torcida mais desacreditada no título e todos começam se sentir pressionados.Para reverter a situação, o Palmeiras tentou fechar com Ronaldinho Gáucho mas o esforço foi em vão. De concreto, as chegadas de Thiago Heleno, Adriano Michael Jackson e o bom lateral Cicinho.Lenny, Edinho e Fabrício saem.

Prós : O time tem o técnico mais vitorioso e mais experiente.Conhece o Palmeiras como poucos e treina um grande paulista há mais tempo.Kléber e Valdivia sempre aterrorizam.

Contras : Os camisas 10 e 9( Kléber usa a 30 mas faz esta função) são um pouco insconstantes.Elenco fraco.Muita pressão da torcida ainda está por vir.

Time-base : Marcos;Vítor, Danilo,Maurício Ramos,Gabriel Silva; Márcio Araújo, Marcos Assunção,Tinga e Valdívia; Kléber e Tadeu.

Palpites : Com Santos e Corinthians focados na Libertadores, o São Paulo pode nos surpreender.Palmeiras não me passa confiança. Na hora que a disputa apertar, Santos e Corinthians saberão conciliar os dois torneios.Campeão : Santos. Antes, quatro passavam para o mata-mata, agora são oito e isso quer dizer que ao menos quatro "pequenos" podem ser surpresas.

E não se esqueçam : Sigam me no Twitter.

Um comentário:

  1. Poucas novidades na primeira rodada, a não ser o gol de Roberto Carlos e a desatenção do goleiro.

    ResponderExcluir