sábado, 23 de outubro de 2010

Pelé : Mais do que um mito.Bem mais.

Olá.

Como vem se comentando durante toda a semana, hoje é o aniversário de Pelé.Completa 70 anos de existência, e quase 70 de dedicação ao futebol.

Seu pai, goleiro,foi a pessoa mais influente na vida de Pelé, mesmo que sem intenção. E como seu João era guarada-redes, Pelé começou fazendo o mesmo.Mas logo foi percebendo que ele gostava mesmo era de ficar lá na frente,driblando, tocando e marcando gols.Quando tinha nove anos, viu o Brasil perder a Copa de 50 e prometeu á sua mãe que chegaria a Seleção e seria campeão do mundo.Mas ele sabia que aquilo estava mais perto do que ele imaginava.Entre jogadas geniais e defesas sensacionais, Pelé chegou ao Santos com 15 anos de idade.Era um pouco franzino, não chegava a 1.75 de altura, mas o seu talento barrou todas as adversidades.

Foi crescendo como profissional e como pessoa, disputou quatro Copas, ganhou três, fez mais de mil gols e não foi além porque não confiou em si.Mas não precisava, Pelé já tinha cravado seu nome na história.

Jamais quis ser treinador para que suas glórias como jogador não se confundissem com seus futuros fracassos como técnico.

O Edison não se tornou Pelé porque nasceu no Brasil, o futebol brasileiro que se tornou o que é hoje porque aqui nasceu Pelé.

Qualquer comparação com o rei é infundada, e sem lógica.

Pelé, com seus 1284 gols, colaborou para o desenvolvimento do esporte no país.

Pelé está para o futebol como estão Elvis e Michael para a música, e Michael para a Fórmula 1. Enfim, Pelé não foi só mais um bom jogador. Foi um mito, um ícone, um superador de barreiras, político, publicitário, por oras jornalista, foi um Deus da bola, um imortal, um exemplo a ser seguido, alguém que faz as crianças aacreditarem que seus melhores lances são montagens.Um gênio.

E se você ainda não me segue no Twitter, eis o endereço : 

http://twitter.com/RafaelBortoloti

Um comentário:

  1. Pelé sempre será a Lenda do futebol Nacional.
    Marcou sua vida na História do Futebol.
    Seguiu um caminho difícil, mas não vacilou...
    Pelé é para o futebol, assim como Sócrates é para a Filosofia... (não nos confundamos)

    ResponderExcluir