sábado, 1 de maio de 2010

Giro pelo futebol europeu

 Enquanto que aqui no Brasil nos deliciamos com a reta final dos estaduis e da Copa do Brasil , o futebol na Europa conta com de melhor a reta final dos nacionais e da Champions League.

 * No Campeonato Inglês , o Arsenal, do meu amigo Messias e  um dos mais tradicionais já saiu da briga pelo titulo  há um tempinho. A briga nessas duas rodadas finais será entre o  Chelsea , time que está se tornando grande por causa de investimentos externos e o Manchester United , maior campeão inglês junto com o Liverpool , com 13 taças e  também o atual tricampeão da competição.Amanhã , ganharei de aniversário um Liverpool e Chelsea pela 37° rodada para me deliciar.O Liverpool , sétimo colocado, quer uma vaguinha na Champions League.Só que tem um problemão nisso aí. O novo  presidente do time da terra dos Beatles afirmou torcer pelo Chelsea há 55 anos.O Chelsea está em primeiro com 80 pontos , um a mais que o Manchester.

* Vocês se lembram de quem venceu o Brasileirão 2009.Provavelmente se lembram dos rebaixados e dos que se classificaram para a Libertadores.O que você talvez não se lembre é que muitos times , entregaram o ouro na reta final.O São Paulo , que nos últimos anos foi antônimo disso foi um deles. O Palmeiras fez feio demais.O Atlético-MG também. O Inter começou avassalador mas ficou em segundo.E o título ficou nas mãos de quem menos se esperava. O Flamengo.Lembrei disso , para fazer uma analogia entre o Brasileirão 2009 e o Calcio 2009-2010.O líder , Inter de Milão tem 73 pontos em 35 jogos contra 80 do Chelsea em 36 jogos. O vice-líder Roma , tem 71 contra 79 do Manchester United.O Milan tem 64 contra 72 do Arsenal.O Milan perdeu uma enxurrada de jogos que não poderia pensar em sonhar em perder. O do último final de semana foi um destes.Perdeu para o Palermo, seu concorrente a uma vaga na Champions. A Inter de Milão já poderia ter abocanhado este título se não andasse tropeçando em uns joguinhos por aí.Só falta , a Roma , que saiu da zona de rebaixamento , assim como o Flamengo se sagrar a grande campeã.Lembro que faltam 3 rodadas e o Milan, teceiro lugar está a 9 pontos da Inter , ou seja deve ficar entre Roma e Inter.Amanhã , a tradicional Lazio que disputa para não cair enfrentará a Inter.

* O Campeonato alemão , ou apenas Bundesliga , é composta por 18 times e tem 34 rodadas.Bayern de Munique , do meu brother Jovian e o Schalke 04 estão com  64 pontos em 32 jogos.O Werder Bremen , de Torsten Frings , está em terceiro com 57 pontos. O tradicional mas que não é grande Hertha Berlim , está em último com 23 pontos e tem tudo para cair.

*  O Campeonato Espanhol , é o que está " mais atrasado". Faltam 4 rodadas e  mais uma vez , os postulantes ao título são Barcelona e Real Madrid. o Barça está com 87 pontos e apenas uma derrota.O Real Madrid  tem 86 pontos porém possui 4 derrotas.Logo mais , o Barcelona irá até Vilarreal enfrentar o time de mesmo nome. O Villareal ,  conta com o brasuca Nilmar para assegurar sua vaguinha na Champions League.O Real jogará em casa contra o fraco Osasuna , que tem remotas chances de ser rebaixado.Será que desta vez o time de Kaká e Cristiano Ronaldo emplaca ?

*  No futebol francês , o Lyon que conquistou 7 dos últimos 8 campeonatos , todos seguidos ,  está em quinto com 59 pontos e chances remotas de levantar a taça.O líder da competição é o Olympique , que tem 72 pontos. O time de Lyon , que conta com os brasileiros Cris e Michel Bastos fez apenas 33 jogos mas mesmo assim , repito as chances são remotas.

 *   Em Portugal , faltam duas rodadas até chegar o fim das 30.E por lá , a situação é mais fácil de se entender.O Benfica é o líder da competição com 73 pontos. O Braga vem logo atrás com 67 , ou seja tem que tirar 6 pontos em 2 jogos. O terceiro é o maior time de Portugal. O Porto , que está recheado de sul-americanos tem 62 pontos.Amanhã , o Porto pegará o Benfica , em Porto. O Porto luta por uma  pré vaga na Champions.Jogão.E que vale o título. Peguem a pipoca. O tradicional Sporting Lisba , está  em quarto com 45 pontos e ficará com uma vaguinha na Liga da Europa ,  o que equivale a nossa Sul-Americana. 

  Amigos , como prometido fiz um resumão dos nacionais no fim do turno e agora no fim do returno. Se tudo der certo , pretendo fazer um desse gênero até o fim dos nacionais.

2 comentários:

  1. Uma piadinha interna: Sabe por que o Lyon ganha tanto na França???


































    Porque tem o Allan Kardec. hahahahah

    ResponderExcluir
  2. Muito bem feito e super informativo esse post.

    ResponderExcluir