sexta-feira, 11 de junho de 2010

Copa do Mundo-Um torneio mais do que esportivo.

  Nesta sexta-feira começará a 19° edição da Copa do Mundo de Futebol.Competição , esta , que não é apenas um evento desportivo.Tem muita política por trás de tudo isso.

    A primeira Copa do mundo foi em 1930 , no Uruguai , depois 1934 e depois só em 1950.Mas e as de 1942 e 1946? Simplesmente não tiveram por causa da guerra mundial.

    Em 2006 , a sede da Copa foi a Alemanha.Os alemães aproveitaram mais uma oportunidade para mostrar para o mundo que já não havia mais aquela rixa com judeus , tampouco a divisão de duas Alemanhas.

    Este ano , a Copa será  , como todos já sabem , na África do Sul.O povo e os governantes tentarão nos mostrar que a imagem que muitos têm do continente de miséria , baixa expectativa de vida e eterna tristeza está errada.Errada não digo.Realmente miséria e pouca tempo de vida faz parte do continente.Mas , o que ele querem nos mostrar é que não é só isso.A FIFA escolheu o continente com o mesmo próposito.Será a primeira Copa no continente.Olimpídas jamais houve.A África do Sul é o país mais rico e industrializado da região.A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes do país. O nome da bola signifca "Trazendo alegria para todos", em Zulu.O cartaz da Copa , mostra um homem cabeçeando a bola.mas o desenho do homem representa todo o continente africano.O mascote da Copa é um leopardo , um dos símbolos das famosas savanas africanas.Isso tudo é apenas uma pequena parte do fato da Copa não ser apenas uma mera competição.O turismo também aumenta.

   Em 2014  a sede será o nosso Brasil.E os governantes tentarão nos desfazer daquela velha ideia do " jeitinho brasileiro".Até mesmo porque 2014 é ano de eleição por aqui.

 O grande gol desta Copa será ajudar as criancinhas com educação e saúde.

Um comentário:

  1. A África do Sul sofre com problemas bem semelhantes aos nossos... Com alguns agravantes, no que tange ao racismo, por causa do apartheid.

    ResponderExcluir