terça-feira, 13 de abril de 2010

Novidade OF

 Com  a proximidade da Copa , muitos blogs , sites , canais, programas e tudo mais estão iniciando séries de programas. O OF estará fazendo o mesmo na medida do possível e já pensamos numa nova novidade. Trata -se da análise dos grupos da Copa. Cada grupo será analisado as terças-feiras.Por que neste dia da semana? Pois é um dia , que geralmente , não temos muito o que comentar sobre futebol junto com a sexta , mas a sexta já tem as suas tradicionais enquetes.

  O grupo de hoje é o grupo A, da anfitriã.


  O grupo é composta pela a anfitriã como disse acima  e pelo México , Uruguai e a  França. Nas minhas primeiras palavras sobre o grupo gostaria de dizer , que ao meu ver é o grupo aonde o cabeça de chave está no mesmo nível ou até abaixo dos demais componentes do grupo (vale ressaltar que a seleção anfitriã
é sempre a cabeça de chave do grupo A e abre a Copa .Os demais cabeças de chave são 7 equipes boas.)

  A África do sul é uma  das grandes incógnitas da competição. Sua torcida pode fazer ela ir longe , mas sua limitação técnica pode faze-la cair logo na  primeira fase, o que é uma raridade em Copas , ou nunca aconteceu(não sei ao certo).

  Os prós :  Tem um técnico que fala inglês e conhece a equipe muito bem. A torcida já mostrou que será uma das torcidas que mais empurrou o time na história do futebol . Apesar da equipe ser fraca tecnicamente e tataicamente , é muito forte. Sem falar que o seu técnico tem experiência em Copas , venceu a de 1994 , por exemplo.

 Os contras : Tem uma equipe muito fraca tecnicamente. Não é acostumada a disputar Copas. Recentemente , não foi muito bem na Copa das confederações , que é uma " mini Copa ".


   O primeiro adversário dos  Bafana Bafana será o México , uma seleção que joga um bom número de Copas  e apesar de não ter grandes nomes sempre incomoda na primeira fase. No mata-mata não costuma dar muito trabalho mas também não é nenhuma molezinha também não .
     

     Os prós :  É uma boa seleção. Sempre dá trabalho(na última Copa foi eliminado nas oitavas de finais após prolongar o  jogo com a Argentina até a prorrogação).É uma seleção entrosada.Já tem uma boa experiência em Copas.

     Os Contras :   Não tem um grande nome (algo que toda boa seleção precisa). Não costuma chegar longe em Copas.


    Depois a seleção de Parreira enfrentará o Uruguai, seleção tradicional e bicampeã do mundo e que também pode cair logo na primeira fase ou dar trabalho (mas não muito).Assim , como o México também não costuma ir bem em mata matas.

     Os prós :  Já venceu duas Copas do mundo(1930 e 1950)  e os maiores vencedores em seu grupo. Além disso são os maiores vencedores da Copa América. Tem muita tradição em Copas.

    Os contras : Estão afundados em uma crise sem fim. Jogadores bons á nível de Copa estão em extinção. Não costumam ir bem na fase mata-mata.Na última Copa que disputou , em 2002, também caiu no grupo A , somou apenas  dois pontos e foi eliminado na primeira fase.


  Por último  a seleção da casa enfrenta a França , que se classificou de modo muito duvidoso (lembram-se do gol de mão de Henry ?).

       Os prós : Tem bons jogadores.Tem tradição em Copas e recentemente venceu uma Copa(1998) , tudo bem que foi em seu país mas venceu.Mais recentemente ainda foi vice do mundial (2006).

       Os contras:  Desde que perdeu Zidane , procura um substituto á altura mas nunca acha.Em 2002 , estava no grupo A, junto com o Uruguai e ficou em último atrás do próprio Uruguai.Além disso tudo, sua classificação foi e ainda é muito contestada.Vale lembrar que a mesma ainda veio nos últimos minutos da repescagem.       


   Palpites : Como disse acima , está muito difícil de fechar opiniões mas algo me diz para apostar na África do sul e México

3 comentários:

  1. Rafael,

    Desculpe a demora na visita.

    Tô enrolado demais esses dias.

    Viu só como está meu blog? Nem tenho conseguido atualizar. Prometo que ainda virei aqui com calma para dar uma analisada.

    Fica aí com meu e-mail (alex_massi@hotmail.com). Quando quiser, é só escrever.

    Abração

    Alexandre Massi

    ResponderExcluir
  2. Lesk vc esqeceu de botar a "França" em negrito,e outra coisa,axo que a Africa do Sul é a grande favorita do seu grupo,pois joga em casa.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a África do sul não passa. Minhas apostas vão para México e França. Bem tradicional, mesmo!

    ResponderExcluir