segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Barcelona mostra sua superioridade.

Ontem o mundo parou para assistir o duelo entre Messi e Neymar e o que foi visto foi um massacre da equipe catalã contrariando todas as minhas previsões do post abaixo em que eu esperava por um jogo equilibrado e que venceria o talento individual de Neymar ou Messi. Mas não foi nada disso que ocorreu.

O Santos entrou com vontade demonstrando que partiria pra cima sem medo mas com menos de um minuto o Barcelona já estava envolvendo o time paulista em sua tradicional "roda de bobo" em que os atletas trocavam constantemente de posições. O gol sairia em questão de tempo e isso desanimava o time de Neymar, que pouco tocava na bola pois o Santos não conseguia encaixar contra-ataques. Quando os espanhois perdiam a bola, se recompunham de uma forma incrível aonde todos se posicionavam atrás da linha de bola e em pouco tempo, roubavam a bola reiniciando a tal da "roda de bobo".

Barcelona em um dos poucos momentos de comemoração desmedida
O Santos precisava de mais raça para evitar que a derrota já anunciada fosse menos dolorosa. No entanto aos 17, veio o primeiro baque : Messi faz um belo gol e abriu o marcador. Santos envolvido, perdendo, sem garra e  com a bola não chegando aos pés de Neymar não tinha saída. O que se podia fazer era cavar faltas e jogar com raça. Mas seis minutos depois do primeiro choque, Xavi deixa o seu gol. Vitória consumada. Título do Barcelona. A partir disso, o Santos se entregou de vez deixando os catalães fazerem o que bem entendessem com a bola. No fim do primeiro tempo, Fabregas ainda deixou o dele : 3a0.

Na volta dos vestiários, só um milagre para não consagrar a frieza do Barcelona. O Santos corria e lutava não mais para reverter a situação e sim diminuir aquele que já era uma das mais dolorosas derrotas do futebol brasileiro( não chamemos de vexame porque perder pro Barcelona é absolutamente normal). Foram uns 10 minutos de  jogo realmente equilibrado e que fizeram jus as minhas previsões iniciais. Mas não tem jeito. Jogar contra os caras é muito difícil mesmo. Logo retomaram os ensinamentos de Pep Guardiola, que agora deve ser eleito o melhor treinador do mundo, e tornaram a envolver o time brasileiro. Messi, Daniel Alves e outros atletas perdiam gols um atrás do outro e deixavam os espectadores de todo o mundo(menos os santistas, claro) com gostinho de quero mais. E aos 38, o melhor do mundo, fez o seu segundo gol, o que o consagrou como o melhor jogador e artilheiro do mundial.

Após o jogo uma contida festa dos jogadores espanhóis( que devem ter comemorado tudo nos vestiários), certa arrogância de Muricy Ramalho, humildade de Neymar  e choro dos brasileiros. O Santos mostrou que não se preparou direito e que devia ter feito mais contratações e o barça mostrou, mesmo nos raros momentos de raça santista, que é difícil de batê-los. Mas não impossível.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Chegou o dia!

Pois é blogueiros. O tão esperado e divulgado duelo entre Messi e Neymar foi confirmado e amanhã de manhã teremos o encontro desses dois craçacos. É óbvio que o time catalão tem um favoritismo enorme, mas isso tira as chances de vitória do Santos? Ou será que Messi ou qualquer outro do time espanhol, fará diferença?

Neymar fez uma primeira partida mais convincente que Messi. Driblou mais, ia pro ataque e ainda fez um golaço com a "perna fraca". Já o argentino foi apático, não deu assistências, não fez gol e não deu um chute de perigo ao gol do time do Qatar. E olha que o time que o Santos enfrentou era bem mais complicado que o fraco Al Saad. Borges e Paulo Henrique ganso também tiveram uma atuação mais expressiva que Messi. O primeiro correu o jogo todo e marcou um golaço, e ganso encaixou ótimos passes durante os  90 minutos. Por mais que os jogadores santistas estejam mais decisivos individualmente, Messi, se estiver em uma noite inspirada(o jogo será a noite no Japão) será mais decisivo que o trio santista.

A tática do Barcelona é bem definida : encurrular o time adversário em seu campo defensivo através de uma consistente troca de passes, o que fará com que o time automaticamente recue e o Barcelona fazer um gol assim que a oportunidade nascer. O time de Muricy tem um sistema defensivo não muito eficiente e como o jogo vale título, nem pensar em se defender. Jogar pra frente puxando contra-ataques é uma saída que pode dar certo mas pra isso o time santista não pode ir pra cima dos jogadores do barça para não serem driblados e tem que esperar o momento certo; o momento em que houver um erro na troca de passes.

Portanto não podemos prever quem será o campeão mas a única certeza que temos é de que haverá um jogo bem equilibrado taticamente e que vencerá quem fizer a diferença nas jogadas individuais : Messi ou Neymar. E você, concorda? Quem será o campeão? A frieza espanhola ou a raça brasileira? Opine.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Mundial Interclubes

No último dia 08, começou o Mundial Interclubes, que só chama atenção quando o campeão europeu entra em campo. Como é comum aqui no blog fazer previsões e opiniões sobre a competição vindoura, o post de hoje será neste tradicional esquema.

* O que está acontecendo com o futebol mexicano? Ano passado o Pachuca foi eliminado nas quartas-de-final para o todo poderoso Mazembe e este ano o Jaguares foi eliminado, nos pênaltis, para um time, que mesmo superior ao Mazembe e chato, tinha que ser vencido: O Kashiwa Reysol. Nos dois últimos anos foram, portanto, dois jogos e duas derrotas. O que está acontecendo? Decadência? Má fase? Os dois? 

* Neymar será o artilheiro mesmo fazendo dois jogos e se o Santos for campeão será eleito, também, o melhor jogador do torneio. Escrevam. 

* Por mais que perca pro Santos, o Kashiwa já se tornou a grande zebra e a grande sensação da competição. E dará trabalho ao time de Neymar&cia por terem jogadores como Jorge Wagner, Leandro Domingues e os bons japoneses Tanaka e Kudo. Abramos o olho. 

* Temos que parabenizar Neymar por mesmo antes de entrar em campo ser o alvo dos holofotes japoneses e de todo o mundo, o que mostra sua fama e quanto é habilidoso. E só tem 19 anos. Parabéns.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Parabéns ao Corinthians.

Todos nós, amantes do futebol, costumamos ter desculpas na ponta da língua quando perdemos; já quando vencemos não costumamos enxergar erros na arbitragem. Esse é um mal que atinge não só aos torcedores, atinge( e as vezes de forma até mais pesada) alguns(muitos) jornalistas, que deixam a ética jornalística de lado e começam a falar um bando de bobagem em prol dos seus respectivos times. Digo isso porque os vascaínos passaram todo o campeonato reclamando de arbitragem favorecendo o Corinthians. Também acho que tem coisas muito mal explicadas por aí mas não podemos deixar de reconhecer algumas qualidades deste mais novo pentacampeão : o Corinthians.

O todo poderoso timão foi o último time a perder a invencibilidade, fato ocorrido só na 11° rodada. E nas 10 rodadas anteriores, o Corinthians havia somado 28 de 30 pontos possíveis. Foi o time que mais venceu na competição e o terceiro que menos perdeu.

Outro mérito do Corinthians está no fato de ter mantido a base que ano passado bateu na trave como Danilo, Júlio César, Ralf e Chicão. Sem contar que trouxe jogadores renomados e que recentemente conquistaram o Brasileirão como Emerson sheik, Adriano, que por mais que tenha jogado pouco, contribuiu com um gol e com seu apoio moral, Liedson e Alex. E ainda promoveu o bom Willian, que apesar da pouca idade tornou  se um dos principais atletas do título.

Portanto, o Corinthians foi campeão de forma duvidosa, com algumas coisas mal explicadas como a expulsão de Valdívia ontem mas que tem seus méritos pela organização, pelo elenco montado e pelo respeito que tiveram por Tite durante toda a temporada.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A nova Copa do Brasil

Ela iniciou em 1989 sem muito prestígio, com pouco valor. Na época servia para as equipes pequenas jogarem mais e terem mais oportunidades de enfrentarem uma equipe grande, tinham 32 equipes e era vista com certo preconceito pelas equipes de maior expressão. Dez anos mais tarde o campeonato passou a ser composto por  64 equipes. Em 2003, com a introdução do sistema de pontos corridos, ela tornou-se um atalho para os grandes clubes chegarem á Taça Libertadores. Além disso as maiores equipes do Brasil não disputavam o torneio por estarem disputando a tal Libertadores. Portanto, a Copa do Brasil cresceu e agora está mais importante e mais difícil de se conquistar. E foi pensando em aumentar essa disputa sadia que a CBF inovou e criou um novo formato para a Copa do Brasil que será válido a partir de 2013.

A Copa do Brasil será disputada de Março a Novembro, o que dará a oportunidade das seis equipes que estavam na Libertadores entrarem no meio da competição. Isso mesmo. As seis equipes que estavam na Libertadores chegarão na fase de oitavas de final. Ao todo serão 86 equipes. Primeiramente, oitenta equipes se enfrentarão em mata-mata até sobrarem 10, que irão se juntar ás seis equipes já classificadas para as oitavas de final. A ideia da CBF é  de aumentar o número de equipes realmente capazes de vencer uma Copa do Brasil e tornar mais equilibrado. Sensacional. Imaginem um mata com as 12 principais equipes, Coritiba, Atlético-PR, Sport e Bahia. Não seria genial? Muito boa ideia da CBF. Além disso a CBF não quer deixar equipes que  forem eliminadas na pré-libertadores sem ter outra competição além do Brasileirão. Essa ideia não foi legal. Primeiro porque isso raramente acontece e segundo porque todo time merecia uma punição por ficar para trás logo de cara. E a CBF não quer punir. 


Além de dar uma vaga na Libertadores, a Copa do Brasil dará quatro vagas a Sul-Americana. Isso mesmo. O número de vagas foi reduzido e irão para a Sul-Americana os mais bem colocados do Brasileirão que sairem precocemente da Copa do Brasil do ano seguinte. Imaginem um time que se saia bem no Brasileiro de um ano e na Copa do ano seguinte. Imaginaram? Este mesmo time perderá uma vaga na Sul-Americana para uma equipe que sair precocemente na Copa do Brasil. Injusto né? Pois é. Não seria melhor dar uma vaga do quinto ao oitavo do Brasileirão e exclui-los da Copa do Brasil? Sem contar que muita equipe fará corpo mole na Copa do Brasil e muitas não terminarão o Brasileiro sonhando com Sul-Americana. Muito confuso...coisas de Ricardo Teixeira...

Essas mudanças na Copa do Brasil deixaram o nosso calendário embolado em alguns aspectos, confuso em outros e injusto em muitos. Mas em uma coisa ela acertou : A emoção está garantida. E você, o que achou de todas essas mudanças promovidas pela CBF?    

Brasileirão : As zebras, os micos... e o rato?

Domingo o Brasil vai parar. Parece uma frase muito clichê. E é. Mas tem um fundo de verdade. As 12 maiores torcidas do Brasil tem bons motivos para ligarem a TV e torcerem por seus times. Os motivos são diversos e variados que vão desde a possibilidade de ser campeão, passando por Libertadores, não ser rebaixado e pelo simples prazer de complicar a vida do rival como é o caso de Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo. As outras oito torcidas dos clubes que completam a primeira divisão também terão boas histórias para contar e convencer a patroa a chegarem do  churrasco, da praia ou da serra mais cedo: Ás 17 horas. Cada uma das 20 equipes, representadas ou por seus mascotes ou por outros animais, terão  um domingo decisivo e que certamente marcará a história dos clubes.

Brigando pelo título, temos o Corinthians e o Vasco. O Corinthians sempre foi como um rato, e o Vasco, o gato, que passou o campeonato todo correndo atrás do time de Tite e Liédson. O gato chegou á liderança em algumas situações mas jamais conseguiu exterminar o rato e em alguns momentos contou com a concorrência de outros gatinhos, cobras e corujas, mas todos concorrentes desistiram de alcançar o tal ratinho.Domingo o gatinho terá que passar por cima do urubu Flamengo e torcer para que o porco Palmeiras engula o pobre ratinho. Se isso acontecer, gatinho premiado. Já se o urubu complicar o gatinho e/ou o rato se agigantar diante do porco, o rato será campeão. Quem leva a melhor? O gatinho esfomeado ou o ratinho ligeiro? Tom ou Jerry? Corinthians ou Vasco?

A disputa mais acirrada é pela Taça Libertadores. Nunca antes na história dos pontos corridos(desculpa Lula), chegamos a última rodada com sete times gladiando por apenas uma vaga na Libertadores e mais uma pela pré. Garantidos temos o gatinho, o ratinho e a coruja Fluminense, que ainda briga por uma vaga na fase de grupos. Na disputa para entrar no torneio das maiores feras continentais aparecem ,o tradicional urubu-rei, o Flamengo que alternou bons e maus momentos na competição e que hoje lidera esta disputa a parte com 60 pontos. Com boas chances aparecem as zebras Figueirense e Coritiba e o imponente gavião cujo nome amedronta : Internacional. Todos têm 57 pontos e não dependem apenas de si. O São Paulo, outro gavião que sempre chega bem e o Botafogo, que apesar de ser representado por um cão este ano esteve mais para cavalo paraguaio possuem poucas perspectivas positivas já que precisam de muitas combinações para conseguirem no máximo, a vaga da pré. O São Paulo possui 56 pontos e o Botafogo 55. O Fluminense enfrenta o Botafogo, o gavião vai ter que arrancar pedaços da baleia do litoral santista, o Figueirense enfrenta o leãozinho Avaí, o Coritiba enfrenta o miquinho Atlético-PR e o Internacional terá que superar o tamanduá Grêmio.

A disputa que não tem vencedores e sim não perdedores é a briga para não ser rebaixado.O jovem filhote de  leão, Avaí, e o coelho América já perderam a disputa. Os miquinhos Ceará e Atlético-PR são sempre bem queridos até o momento que invadem as residências alheias e dão dor de cabeça aos donos. Mas este ano não foi assim. Foram fracos, sem graça e apanharam de quase todo mundo neste ano. A raposa Cruzeiro é o candidato mais forte a não perder a disputa. Basta vencer o seu rival, galo, que se safará da degola. O Ceará precisa vencer e torcer por no máximo um empate cruzeirense enquanto o Atlético-PR necessita vencer e torcer por derrota da raposa e que o Ceará conquiste no máximo um ponto.

E escrevam o vos digo : ratinho campeão, Figueirense na Libertadores, Fla na pré e Ceará e Atlético-PR pagarão mico e serão rebaixados.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ajudas financeiras de fim de ano. Válidas?

É comum que algumas diretorias de clubes dêem incentivo aos jogadores nas retas finais de certas competições, seja financeira ou psicológica. A diretoria do Flamengo, por exemplo, prometeu dar R$ 6 milhões aos jogadores caso eles consigam erguer a taça e metade se conseguirem uma vaga na Libertadores. Mas, afinal, essa ajuda é mesmo necessário ou o elenco já recebe para isso?
Adriano foi um  dos jogadores que  se motivaram  com a ajuda  que o Fla deu em 2009.

Todos sabemos que os jogadores são pagos para darem o melhor de si; mas sabemos também que estão cada vez mais mercenários e que uma "ajudinha extra" caí como uma luva na mão de certos jogadores. Sem contar que têm aqueles que são mais profissionais mas que certamente se empenharão mais ao saber que propostas tentadoras os cercam.

Caso a perda financeira esteja dentro do que o clube pode gastar, não há problemas afinal um time que é campeão acaba tendo retorno desse dinheiro investido pois haverá um aumento do número de vendas de produtos de clubes, há maior presença da imprensa e o principal: as bilheterias enchem.

 Portanto podemos perceber que as "ajudinhas", pelo menos as financeiras, são bem saudáveis, afinal o clube conseguirá se reerguer em seguida, conseguirá títulos e os jogadores conseguirão maior prestígio e mais dinheiro. E você, o que pensa?

Abraços.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Neymar de melhor do mundo? Será?

Como todos vocês sabem, ontem saiu uma lista com os 23 candidatos a melhor jogador do mundo. O favorito, não poderia deixar de ser o argentino Lionel Messi. No entanto, muitos torcedores e jornalistas apontam Neymar, a surpresa dos 23 nomes, como o futuro vencedor da bola de ouro deste ano. Mas será que o jovem de 19 anos conseguirá surpreender a todos?

Muito se comenta de que o fato de Neymar jogar na América do Sul, apaga o brilho dele e que , jogando aqui, poucas pessoas  o vêem em ação. A segunda parte faz sentido sim, mas a primeira não. Ele é muito bom e é por isso que desequilibra, afinal não é qualquer um que faz seis gols numa partida como ele fez no último sábado.

Todos sabem que o Santos disputará o Mundial Interclubes em dezembro, assim como o Barcelona de Messi. Se o Santos for campeão e Neymar, artilheiro e melhor jogador da competição a história pode mudar.

Vale lembrar que Neymar fez muitas partidas pela seleção esse ano. Perdeu a Copa América sim mas sua atuação foi infinitamente superior do que a do argentino, que caiu na mesma fase que nós e não leva vantagem já que não chegou mais longe.

Na eleição online da revista France Football, organizadora do prêmio ao lado da Fifa, Neymar aparece muito mais na frente de Messi e Cristiano Ronaldo, que a essa altura do campeonato deve ter se tornado aquele que vai correr por fora.

Não creio que Neymar leve a Bola de Ouro para casa mas esse ano ganhou bastante projeção internacional através de Libertadores, seleção, Copa América e Mundial e talento ele tem pra isso. E você, crê em Neymar?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------- No dia 05 de dezembro, conheceremos os três finalistas já o grande campeão será conhecido apenas no dia 09de janeiro.

Também saiu uma lista com 10 candidatos a melhor treinador do mundo em 2011. Fico com Pep Guardiola mesmo todos sabendo que sou fã incondicional de Mourinho.

Para conferir as listas completas e maiores informações, clique aqui

Abraços.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

E a seleção ?

Devem estranhar o fato de eu viver criticando a seleção brasileira, independentemente do técnico e dos jogadores. Mas, sim, eu critico porque enxergo falhas. Na época de Dunga, parecia que comíamos uma feijoada antes dos jogos porque a sonolência era gigante e na era Mano venho criticando as suas contradições.

Quando chegou á seleção, Mano Menezes usava um discurso de renovação, afinal as Olimpíadas exigem que tenhamos jogadores jovens e na Copa a necessidade de jogadores jovens é bem grande também. Mas nas duas últimas duas convocações ele chamou Lúcio, Ronaldinho Gáucho, Renato Abreu e Kléber.

Para o jogo contra a Argentina, Mano chamou Fred, Cícero, Thiago Neves, Henrique e Kléber. Com execeção do último, todos em 2014, terão uma idade compatível com Copa do Mundo. No entanto, nenhum deles, agora incluindo o ala do Internacional, vem jogando um bom futebol.

Há pouco tempo para as Olimpíadas, sequer um esboço do time foi montado. Sabemos apenas o nome de dois ou três jogadores.

Em resumo, Mano Menezes chama jogadores novos em fase ruim e jogadores velhos em boa fase. E de que adianta isso? Não seria muito mais prático chamar jogadores bons jogadores e novos? Mano é um excelente treinador, mas, precisa, rever alguns conceitos, para deslanchar no cargo.

E vocês, o que acham? 

domingo, 4 de setembro de 2011

Já deu a hora de Luis Fabiano?

Ele já conseguiu fama, reconhecimento profissional, muito dinheiro, disputar uma Copa do mundo e se tornar um eterno ídolo de uma grande torcida. Atualmente está no São Paulo, prestes a completar 31 anos, cheio de contusões, sem expectativas de retorno aos gramados e desde fevereiro não joga futebol. Seria o momento de Luis Fabiano pendurar as chuteiras?

Ele foi contratado por cerca de R$ 20 milhões e para jogar 4 anos. Devido a lesões e a uma operação, o fabuloso já jogou um ano no lixo. Seria mais vantajoso ele encerrar a sua carreira. O São Paulo ia ter menos gastos com tratamento, salário e fisioterapia de um jogador que mesmo que jogue 20 anos gratuitamente conseguirá pagar o erro tricolor de tê-lo contratado por um preço tão absurdo.

O maior sonho de um jogador de futebol é, sem dúvidas, chegar até a seleção, disputar uma Copa e se tornar ídolo de um grande clube. Tudo isso o fabuloso já conseguiu. Não ganhou a Copa, é verdade. Mas disputar mais uma Copa é algo que não combina com o drama físico que Luis vem passando.

Luis Fabiano tem muitos ojetivos neste fim de carreira. Um deles é se tornar o maior artilheiro do tricolor. Mas ele teria que fazer mais de 40 gols por ano até 2014 mas esse ano ele não fez nenhum...Então para que ficar correndo atrás de um objetivo inalcançável e que será marcado por muitas dores e lesões? Sem contar que ele não precisa disso pra se afirmar e ter prestígio no São Paulo.

E vocês, concordam comigo? Acham que todo esse sacrifício é em vão ou acham que ainda podemos esperarar algo dele?  

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A briga pelo título

Não me lembro de um Campeonato Brasileiro com a parte de cima da tabela tão agitada, tão equilibrada e com tantos times podendo levantar a taça. Mas, quem será o grande campeão? Eis aqui uma simples análise de cada time e previsões do que pode ocorrer.

O Corinthians está muito irregular mas toda a vantagem construída no início do Brasileirão tem lhe segurado a ponta do Brasileiro. Mas com a ascensão dos cariocas Vasco e Botafogo, o time de Tite pode cair na tabela a qualquer momento.

O Vasco é o maior exemplo de união da competição. Salvo Diego Souza, o clube não tem um jogador que define, que cria, que empurra. A grande força do Vasco está na união, na raça; ainda mais em tempos em que Diego Souza está por baixo. A reação dos jogadores do Vasco ao ocorrido com Ricardo Gomes serve para reforçar esse ideal. O time está a dois pontos do Corinthians e só depende de si para ser campeão.

A torcida e o time do Botafogo não estavam em tamanha lua-de-mel há tempos. O Botafogo é o único clube invicto em seus domínios, está a apenas três pontos do líder e é time com maior número de jogos em casa até o término da competição : 10.

Não há dúvidas de que o clube lá de cima mais desacreditado do momento é o Flamengo. O clube não vence há cinco jogos, a sua dupla de zaga está lesionada, Ronaldinho não joga a próxima partida e Thiago Neves está em péssima fase, e isso tem deixado o time parado na esquina.

Mesmo perdendo ontem para o Fluminense, o tricolor paulista vem passando por cima dos seus adversários o que faz que fiquemos atento com ele. Afinal, o time é de chegada e tem elenco pra ser campeão. Olho nele.

O Palmeiras corre por fora e o tropeço de ontem, diante do Botafogo, deixou-lhe mais distante.  

sábado, 30 de julho de 2011

Que falta faz um Gilson Kleina...

Era novembro de 2008. O Duque de Caxias, que tinha apenas três anos de idade, conseguiu um feito tão surpreendente que nem o próprio time da baixada fluminense acreditou : Um acesso a segunda divisão de 2009. Era fácil apontar o clube do Rio como "molezinha" da segunda divisão de 2009, certo?

Eis que vem a segunda divisão e o time começa muito mal. As expectativas estavam se concretizando, e a equipe logo se desanimando. Quando o rebaixamento era questão de tempo, a diretoria faz uma contratação com esperança de que as coisas poderiam ao menos ficar um pouco melhor : Gilson Kleina. O treinador com pouca experiência enxergou no Duque de Caxias a oportunidade de se promover no futebol. E após meses de trabalho árduo e muito cansativo, o time termina a Série B em oitavo lugar tendo pensado até em uma inesperadassíma promoção a primeira divisão.

Pois bem. Todos os críticos e palpiteiros de plantão erraram seus palpites inclusive este modesto escritor que lhes escreve. Em 2010 a situação continua desanimadora. O time só se escapa de ser rebaixado  no Campeonato Carioca na repescagem e vai para mais um ano de Série B já sonhando com o 16° lugar na tabela. Começa a Série B com o pé esquerdo, elenco muito ruim e nova permanência quase que impossível. Muitas trocas de treinador, jogos como mandante com público abaixo de 100  torcedores e o clube entrando em caos financeiro. Eis que ele ressurge : Gilson Kleina fica desempregado novamente e volta para operar novo milagre no time fluminense.

E agora, em 2011, o time somou apenas quatro pontos, tem dez derrotas, nenhuma vitória e é o lanterna da série B estando a 11 pontos do 16°, São Caetano, que tem um jogo a menos. Atualmente Gilson Kleina está na Ponte Preta fazendo um excelente trabalho. E agora podemos perceber a falta que Gilson faz ao Duque de Caxias.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Brasileirão-pitacos

Pois bem meus nobres amigos, o Brasileirão de 2011 já chegou a marca de 11 rodadas disputadas, e a partir disso podemos tirar muitas conclusões, previsões e abrir algumas discussões.

A maior decepção deste Brasileiro é , pelo menos momentaneamente, o Atlético-PR. O time somou apenas cinco pontos e demorou 11 rodadas para conhecer o gostinho da primeira vitória e já teve o  seu pior começo de Brasileirão de todos os tempos. Impossível não crer no rebaixamento do Furacão que a cada dia que passa está se tornando uma brisa que sequer assusta.

 O América-MG desde quando foi promovido já era candidato a rebaixado. E os resultados não mentem.Sete pontos, apenas.

Sei que é muito cedo para qualquer tipo de previsão até mesmo porque o Campeonato sequer chegou na metade; mas é muito difícil não imaginar outro campeão sem ser o Corinthians. O time sobra na competição e por mais que tenha perdido ontem, se mantém firme, forte e favorito na briga pelo caneco.

É muito difícil que o G-4 do Brasileirão termine sem Corinthians e sem São Paulo. Concordam ?

A reformulação brasileira

Pois bem. Ontem terminou a agitada Copa América e acertei quem seria o campeão(até agora não acredito como fiz isso) : Uruguai. Além de servir para mostrar que os uruguaios são mesmo a melhor seleção do continente, a Copa América também serviu para mostrar que Brasil e Argentina precisam passar por um processo de reformulação. Falemos do Brasil, claro.

Mano Menezes conhece bons jogadores, atende ao desejo chamando jogadores jovens, monta boas escalações mas algo falta ao gáucho com maior destaque na imprensa nacional. Talvez seja  a falta de liderança, não consiga unir os jogadores ; talvez ele se amedronte em jogos decisivos uma vez que perdemos para Argentina, França e Paraguai  e em casa empatamos com a Holanda. Agora vem um jogo com a Alemanha e é a chance de Mano começar a mudar esse tabu.

Outro problema que a nossa seleção enfrenta é a ausência de um centroavante com características de um típico camisa nove. Não temos não é porque o treinador não enxerga e sim porque não tem no mercado. Robinho faz um gol na vida e outro na morte, Pato não tem tais características. Neymar é o único que pode nos salvar mas anda de mal com a amarelinha. 

Imagino que o Brasil precisa de mudanças sim. De se reformular, também. Mas por termos um ótimo técnico e bons jogadores, a reformulação é basicamente modificar alguns nomes e entrar com uma postura diferente em campo. 

sábado, 2 de julho de 2011

Copa América

Ontem começou mais uma Copa América, uma competição que apesar de não me empolgar muito, merece sempre ser lembrada e comentada.

* O jogo de abertura foi Argentina 1x1 Bolívia em noite de atuação muito ruim dos donos da casa. Lavezzi errava passe, fazia falta boba(uma para expulsão, o que não aconteceu), transformava cruzamentos fáceis em lances bisonhos. Messi não conseguia ser aquele baixinho aterrorizante do Barcelona e Banega foi o pior de todos : deu um gol de presente para a Bolívia em um lance que o goleiro também falhou. O gol da Bolívia foi marcado por Edivaldo, brasileiro(sempre tem um brasileiro por trás) naturalizado argentino e os hermanos empataram com Aguero.

* A primeira fase conta com doze equipes. Dessas doze, oito avançam para as quartas de final. Imagino que Costa Rica, Peru, Venezuela e Colômbia ficarão pelo caminho.

* O grande campeão será o Uruguai e a grande decepção, a Argentina.

sábado, 21 de maio de 2011

Vai começar o Brasileirão.

Graças a Deus, amigos. Graças a Deus, o nosso bom e velho Campeonato Brasileiro dará, novamente, o ar da sua graça. Neste sábado, terá início a 41° edição.

 Este ano,a competição contará com o talento de jogadores que marcaram época na seleção como Adriano, Juninho Pernambucano, Rafael  Sóbis,Rivaldo, Elano, Luis Fabiano Ronaldinho Gaúcho,Fred, Rogério Ceni, Marcos etc, e ainda com o talento de muitas promessas como Neymar, Lucas, Ganso, Adryan, Bernardo, Leandro Damião entre outros. Apimentando ainda mais esta disputa, o Brasileirão contará com a garra de ótimos jogadores sulamericanos : Guinazu, D' Alessandro, Montillo, Conca , Loco Abreu e Herrera. E ainda temos ótimos jogadores, mas que não tem muita pompa. Casos de Thiago Neves, Diego Souza, Jefferson, Victor, Fábio, Magno Alves.Enfim...este brasileirão promete.

Palpites :

Quatro primeiros(não necessariamente nesta ordem) : Cruzeiro, Santos, Internacional e Fluminense.
Quatro últimos(não necessariamente nesta ordem) :  Figueirense, Atlético-GO, Bahia e América-MG

Campeão : Santos.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Os 28 manos.

Ontem, Mano Menezes chamou 28 jogadores para os amistosos contra a Holanda e Romênia. Os nomes, vocês já sabem.Desse grupo, Mano escolherá 22 para disputar a Copa América. Vou deixar os meus pitacos, na forma que vocês já conhecem.

* Quatro goleiros : Jefferson, Júlio César, Victor e Fábio. Os dois primeiros já são certos. Se tiver uma terceira vaga para goleiro, quem agarra?

* Nas alas, Mano volta a ignorar o nosso melhor lateral esquerdo, Marcelo. Não devia fazer isso.

*  No setor sempre mais polêmico, o meio-de-campo, nova ausência de Hernanes. Parece que a sua expulsão contra a Argentina será sempre lembrada por nosso treinador, o que já era pra ter sido relevado. Lucas, do São Paulo e Thiago Neves, do Flamengo, são os dois armadores selecionados. Caso Ganso se recupere a tempo da competição, um dos dois perderá lugar. Disputa das boas e que Lucas saí muito na frente.

* No ataque, os quatro de sempre-Nilmar,Neymar, Pato e Robinho- mais Leandro Damião e Fred. Creio que os quatro de sempre irão para a competição e os demais serão, momentaneamente, descartados e observados. Robinho já nos encheu a paciência, o que acham?

sábado, 14 de maio de 2011

Desacreditado.

Custos com Fielzão chegam a R$ 1 bilhão e ainbda não se sabe quem pagará a conta.
Após tempos de inatividade, venho aqui para escrever sobre uma indignação minha, e que deveria ser de todos os brasileiros. Ganhamos o direito de sediar a Copa de 2014. E, infelizmente, estamos mostrando uma desorganização maior do que em 1950, quando o Brasil não tinha uma economia tão fortaecida quanto hoje e nem expectativas positivas no futebol.A cada dia que passa, estou ficando mais convencido de que seremos um fiasco.

Daqui há dois anos teremos a Copa das Confederações e os estádios que abrigarão esta competição não estão definidos.Na verdade, nenhum estádio dos possíveis estão com a obra em dia.

O governo federal se esquiva da responsabilidade.Quase não se pronuncia, não faz nada com efetividade, tenta colocar a responsabilidade, em muitas vezes, em governos estaduais, municipais e até mesmo empresas.

Se os problemas fossem só com estádios, estaria menos preocupado. Mas os aeroportos também preocupam. Eu moro em Nitéroi e acompanho de perto a bagunça que é o aeroporto do Galeão. Eu mesmo, que raramente ando de avião já fui vitíma de longas esperas.E o pior : Se não trancarmos bem a nossa mala, estaremos correndo sérios riscos de perder algo de valor, encontrarmos drogas em nossas bagagens, entre outros.Só de ter passado pela cabeça dos governantes de conceder os aeroportos á empresas privadas, mostra como o governo já teve um choque de realidade e se tocou de que ele não dará conta da responsabilidade.

Aonde será a abertura da Copa? São Paulo, Rio, BH, Brasília ou Porto Alegre? No Sul, as obras sequer começaram e em São Paulo, a situação vai se caminhando para um trágico desfecho : São Paulo sem estádio.Agora imaginem como seria trágico perdermos dois estádios importantes em cima da hora e sem poder repôr.

E você? Está confiante com a Copa de 2014? Crê em soluções?

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ética no futebol.Isso ainda existe?

Olá, caros amigos do Opinião Fanática. Esta semana nos deparamos com um assunto polêmico: a demissão  do ex-técnico do Atlético Paranaense, Geninho. Para seu lugar foi contratado o competente Adílson Batista, atleticano assumido.

Adílson Batista não teve muito sucesso em seus últimos clubes (Corinthians e Santos), mas não há duvidas que ele é mais técnico que Geninho. Assim, a diretoria atleticana não hesitou e mandou embora o ex-técnico, o qual tinha um aproveitamento de 83 %. Em 10 jogos, foram 8 vitórias, um empate e uma derrota. Tá certo que o time não vinha apresentando um bom futebol, porém, os resultados em sua maior parte foram positivos.
O que surpreendeu a todos foi que, o anúncio da rescisão do contrato de Geninho, foi logo após a boa vitória do Furacão sobre seu rival Paraná, por 3 a 2. Concluo que, se dentro das quatro linhas não haviam motivos aparentes para a demissão, muito provávelmente existe algo por trás dos bastidores. Em entrevista coletiva, logo após a demissão, o ex-técnico atleticano afirma que ficou magoado com o clube e não pretende nunca mais voltar.


Aí entra em cena a tal da “ética”. Foi certo o que os diretores do Atlético fizeram, ao pensar única e exclusivamente no clube e demitir Geninho ? Na minha opinião, o clube fez certo sim, ao contratar Adílson, o qual tem tudo para fazer um ótimo trabalho no Furacão.
E você leitor, qual sua opinião ?

Abraços, Orlando

Orlando Nogueira, de Curitiba, em especial para o OF.

sábado, 26 de março de 2011

Adriano? Aguardemos

O Corinthians negava, o presidente negava; mas sei lá porque sentia um ar diferente naquelas negações.Achava que era a típica recusa que você quer aceitar.Conseguia enxergar imperador no Corinthians.E hoje, essa verdade ou mentira, como preferirem, veio á tona.Adriano é o mais novo atacante do Corinthians, e ao lado de Liedson, formará uma das duplas mais temiveís do Brasil.Mas será que valia mesmo a pena investir no atacante? Será que o timão não pesou, no momento do anúncio, os seus intermináveis problemas?

Para ser sincero, não tenho opinião formada sobre esse retorno de Adriano.Ainda não sei quem ganha, quem perde ou se todos os lados sairão com o mesmo sentimento após sua passagem por lá. como será a vigilância do Corinthians, a disposição de Adriano e a recepção da torcida.

E vocês, o que pensam?

Sigam o blog no Twitter.

terça-feira, 22 de março de 2011

De tudo um pouco...

Uma das minhas competições favortitas, a Champions League, não ganhava linhas aqui neste blog há um bom tempo.O grande destaque das oitavas-de-final foi o Real Madrid, que ao derrotar seu recente algoz, o Lyon,avançou ás quartas-de-final, o que não conseguia há seis temporadas.Salve Mourinho! Vamos aos confrontos, e como sempre, em negrito, os meus favoritos.

Real Madrid x Tottenham

Chelsea x Manchester United

Barcelona x Shaktar Donetsk

Internazionale x schalke O4.

Ê competição boa. Clássico inglês. E nas semis, temos de tudo para ter, o clássico mais badalado do mundo.Os gigantes Milan e Bayern de Munique já ficaram pelo caminho.


No último dia 03, Mano Menezes chamou 24 jogadores para um amistoso contra a Escócia. Os atacantes selecionados foram Jonas, Nilmar, Pato e Neymar.Nilmar e Pato se machucarão e quando a gente imagina que Mano dará, finalmente, nova oportunidade a Robinho e André, ele nos vem com Leandro Damião.Bom nome? Dentre as poucas opções, a melhor?


Depois de Muricy Ramalho, Joel Santana abandona o barco. O que se passa? Luxemburgo será o próximo a se demitir?

Após divulgar a tabela do Brasileirão apenas com os jogos, hoje, a CBF divulgou os horários também.Seis jogos quarta e domingo e quatro, sábado e quinta. Um dos jogos do sábado será ás nove horas, o que causou polêmica. Mas os torcedores não estão acostumados a assistirem jogos mais tardes no meio de semana? Sinceramente, boiei...

segunda-feira, 21 de março de 2011

O novo Vasco

Diego Souza: O grande nome da volta por cima.

Após um começo de temporada desanimador e que dava pouca esperança ao torcedor, o Vasco se reergueu,pelo menos momentaneamente, e agora é a sensação do Campeonato Carioca mostrando como o futebol é uma coisa muito interessante.A reconstrução cruzmaltina foi tamanha que hoje o clube dirigido por Ricardo Gomes, é o time que mais pontuou na Taça Rio. Mas o que aconteceu nessas semanas que fez com que o time da cruz de malta passasse da água para o vinho?

Poderíamos citar a queda de PC Gusmão, mas como já falei por aqui mesmo, ele não tinha nada haver  com a então crise instituída em São Januário.Mas é fato, sim, que a chegada de Ricardo Gomes recuperou o abatido ânimo dos jogadores mesmo com nenhuma mudança tática radical.

As saídas dos polêmicos Carlos Alberto e Zé Roberto , acumuladas, com as chegadas de Alecsandro e Diego Souza foram fundamentais para a nova fase vascaína, mesmo que o primeiro mal tenha chegado e o segundo, tenha feito só um jogo. Diego Souza, mesmo que já tenha levado problema a alguns clubes, é muito mais útil que seu antecessor.Tem mais faro de gol, já vestiu a amarelinha e já foi craque do brasileirão.E traz consigo menos corpo mole e problemas que Carlos Alberto.Alecsandro é um dos melhores centroavantes do país.Com as muitas deficiências de Eder Luís será um alento e tanto para o torcedor vascaíno.

O Vasco conta, também, com o talento do jovem Bernardo.O menino de apenas 20 anos está no Vasco há pouco tempo e já conquistou o torcedor vascaíno.Se for reserva, será o 12° jogador e sera muito útil.Caso Gomes prefira Bernardo jogando na armação ao lado de Diego Souza, ele também terá espaço. O menino é talentoso e tem futuro.

Esse é o novo Vasco. Ajeitadinho, no entanto, com alguns defeitinhos bobos.

Sigam-me no Twitter.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Boa CBF.

Na última segunda-feira, a CBF divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro deste ano. Sim, demorou. Mas o que chamou a atenção mesmo foi a atitude de ter colocado oito clássicos regionais para a última rodada, assim quase que aniquilando por completo aquela velha história de entregar ou não, que voltará a tona nas 36 e 37° rodadas.E aqueles que amam criticar a CBF tiveram mais uma oportunidade : Só que desta vez sem razão.

Os mesmos que criticaram toda aquela história do entrega não entrega do ano passado e do ano retrasado, são alguns que criticam a postura da CBF deste ano.Alegam que não vai mudar nada e que as outras rodadas não estão livres deste problemático assunto. Em partes, tem razão, mas a CBF solucionou o problema por uma rodada(E a principal!).

Sim, eu critico muito a CBF e queria que Ricardo Teixeira renunciasse, não escondo isso de ninguém.No episódio de hoje, ou melhor do de segunda, me pareceu que as pessoas criticaram a CBF pela simples normalidade que fazem isso.Saem criticando-a sem antes buscarem ter uma opinião sensata do que se trata.

Em resumo, a CBF tomou uma das suas melhores atitudes dos últimos anos. Atitude, que no entanto, poderia ter sido melhor se tivéssemos clássico paulista e carioca na 37°rodada.Parabéns CBF.

Sigam-me no Twitter.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Muricy mostra que mudança é necessário.

Ontem tivemos o primeiro Fla-Flu do ano. Foi um jogo chato, com poucos bons momentos  e que só não passou desapercebido se não fosse a decisão de Muricy Ramalho de pedir demissão logo assim que o jogo acabou. Muricy alegou falta de estrutura. Foi uma medida sensata?

Claro que foi. Muricy chagou ao ponto de dizer que já encontrou ratos nas Laranjeiras.Isso é o cúmulo.Sensata pois Muricy cumpriu a parte do seu trato : Levou o tricolor ao título brasileiro enquanto nenhuma das duas diretorias cumpriram sua parte. Como contra argumento, poderia ser dito que Peter Siemsen mal acabou de chegar e ainda estava ajeitando a parte financeira.Muricy é sábio. Ele sabia o que se passava por lá. Sem contar que o Fluminense sustenta jogadores cujo custo/benefício só traz prejuízos como Deco, Belleti e Emerson, que chegou a alegar que só podia jogar 45 minutos.

Após esse choque de infeliz realidade, seria bom que a diretoria tricolor tomasse um chá de cemancol e tomasse providências já que não tem estrutura e o melhor treinador do Brasil, que já fez muitos milagres, não voltará tão cedo.Se liga.

Sigam-me no twitter
 

domingo, 13 de março de 2011

Adriano : Problemas ou Solução?

Assim está Adriano: Sem clube e perseguido pela imprensa.
Vou dizer uma palavra, um nome na verdade : Adriano. Aposto que a primeira coisa que veio na mente de vocês foi problema, confusão,e se veio algo depois, foi gols, artilharias e solução.Não tem como ser diferente. Adriano já nos provou que não vai mudar e nem faz por onde.Sempre levará consigo seu faro de gol e plantará sementinhas de disórdias e problemas.Mas o que vale mais a pena? Investir no seu potencial e atenuar e se esforçar em atenuar os seus problemas ou ignorá-lo e não deixar que os noticiários do clube falem somente dele? Dúvida cruel.

No Flamengo, seu último clube no Brasil, trouxe, como sempre, inúmeros problemas. Se meteu com traficantes, foi pro baile na Chatuba, brigou com a então namorada trocentas vezes e ficou de fora de jogos decisivos.No entanto, conduziu o rubro negro ao que parecia impossível : o hexacampeonato.E ainda foi artilheiro mesmo com muitos jogos de ausência.Eis que vem 2010, e  junto com Vágner Love formou o império do amor.Vágner Love teve mais destaque que o imperador, que poucos gols fez. A Inter exigiu que ele fosse devolvido,e emprestou-o para a Roma.No clube da capital italiana, teve a sua pior passagem por um clube na carreira : Jogou apenas 8 vezes em 10 meses e não marcou gol.Foi ficando muito por lá porque o dono do clube, Massimo Moratti era fã dele.

Antes do Flamengo, uma longa passagem pela Internazionale de Milão aonde não faltaram polêmicas e excesso de peso e uma curta passagem pelo São Paulo. No clube paulista, atrasos e polêmicas eram respondidas por meio de multas.Lá foi muito bem também, mas a diretoria não podia desgrudar o olho dele.

E você, caro blogueiro, o que pensa? Problemas ou Solução?

Só para constar : Acredito que Adriano não fechará nem com Palmeiras nem com Corinthians, São Paulo ou Flamengo. Ficará um tempo de molho e virá como o grande nome de um time "alternativo", que fará megas negociações de marketing e  megas investidas de disciplina.

Sigam-me no Twitter.

sábado, 12 de março de 2011

Fabuloso volta num ótimo momento

Luis Fabiano, o fabuloso, com a nova camisa tricolor.
O assunto do momento é a volta do fabuloso ao  time que ele diz ser do seu coração, o São Paulo. Para contar com Luis Fabiano nos próximos quatro anos, o tricolor desembolsou uma fortuna de R$ 20 milhões.E agora, vem a pergunta : O tricolor não pagou caro mesmo ele sendo ótimo atacante?Discordo,e vocês?

Luis Fabiano conhece cada corredor do Morumbi.Se sentirá bem mais a vontade. Entende como se dão as investidas de disciplina, organização e tudo mais.Ele é disciplinado e obediente.Também não é o tipo do jogador que traz ou carrega problemas de adaptação.Ainda mais quando se conhece tudo do novo clube.

Luis Fabiano, que é um dos maiores goleadores da história tricolor, o maior desde sua saída e o maior deste século vem pra ser aquele camisa nove que nove entre dez torcedores brasileiros sonham.

Caíra como uma luva neste time. Rivaldo virou reserva de luxo, Dagoberto vive boa fase mas é irregular e Fernandinho é fraco.Luis Fabiano tem experiência até pela seleção, e ainda era um dos melhores lá na Europa.

Muitos falam que Luis não costuma fazer gols de títulos e tudo mais, mas isso é muita cornetagem.Ele tem ótimas médias de gols, e sem dúvidas, será útil.Ainda mais em tempos de Rivaldo em desuso.

E, vocês? O que acham?

Sigam-me no Twitter

sexta-feira, 4 de março de 2011

Procura-se um camisa 10.

                                                                      Procura-se 


Jogador talentoso, que saiba bater faltas, com faro de gol. Típico camisa 10. Daqueles que chamam o jogo pra si e, que, acima de tudo, decidem.

Salário altíssimo, camisa 10 do Brasil, muitos fãs e destaque em algum clube de ponta no Brasil.


Pois é amigos, se me deparasse com um anúncio similar a este, não me surpreenderia. O futebol brasileiro e a nossa seleção precisam de um autêntico camisa 10. A convocação de Renato Augusto mostra como nós estamos carentes de algúem nesta posição.

Kaká  é um bom jogador, já nos ajudou muito e poderia ser um bom nome para a função.No entanto, vive lesionado e há anos não sabe o que é fazer a diferença pro Brasil.Este não.Próximo.

Temos o Ronaldinho Gáucho, que foi o maior 10 brasileiro deste início de século, mas R10 está nos devendo uma boa exibição há muito mais tempo do que Kaká.Contra a Argentina, teve a chance de redenção mas deixou escorrer pelas mãos.Próximo.

Camisa mais desejada do futebol mundial, ainda não tem dono.
Paulo Henrique Ganso ainda é menino. Esse talento todo, infelizmente, ainda pode se esvair com o tempo. Esperamos que não.Mas tem um problema: Com tão pouca idade já nos provou que tem sérios
problemas com lesões.Sob a batuta de Mano Menezes, só fez um jogo porque nos demais, adivinhem, estava machucado.

Temos Anderson, Diego, Renato Augusto e até Júlio Baptista; mas cá entre nós, contar com eles é uma bela prova de desespero e falta de opções.Bons reservas.

Até Douglas do Grêmio já teve oportunindade com a amarelinha. Mas, falhou.Próximo.

Ano passado pedia Bruno César quase que constantemente, mas em 2011 ele é reserva e está jogando mal.Próximo.

Alex do Fenerbahce poderia ser um bom nome, mas está afastado do futebol "nervoso" da Europa.Joga o modesto campeonato turco.

E aí amigos, o que fazer? Não podemos ficar a mercê das lesões de Ganso.Se algúem encontrar um bom 10, favor ligar para o Mano.

Abraços!

Sigam-me no Twitter

quinta-feira, 3 de março de 2011

A vez dos veteranos.

No início da tarde desta quinta-feira chuvosa em Niterói, o treinador da seleção brasileira, Mano Menezes, fez nova convocação para a seleção. O jogo da vez será contra a Escócia no próximo dia 27. O lugar será o de sempre : Londres-Inglaterra.Vamos aos meus e depois aos seus pitacos; como sempre no velho esquema do Twitter : Em tópicos.

* Os três goleiros chamados por Mano não tem nada de surpresa e seus nomes quase não nos dão motivos para questionamentos : Júlio César, Jefferson e Victor.

* Na lateral, o treinador chamou o melhor lateral esquerdo brasileiro : Marcelo. Excelente nome.  Completam a lista Daniel Alves, André Santos e Maicon. Daniel Alves e Marcelo merecem titularidade absoluta, mas chamar André Santos e Maicon, sei não.Quando Mano disse que voltaria com os medalhões em 2011, não precisava exagerar.Maicon, por seu péssimo momento, é bola murcha.

* Na zaga, David Luiz, Thiago Silva, Luisão e Lúcio.Pera aí? Lúcio? Isso mesmo. A convocação do veterano mostra que Mano vem trabalhando pensando na Copa América.Se fosse Olímpiadas ou 2014, chamaria mais gente nova.A convocação de Lúcio não foi ruim pois falta um bom nome pra completar o quarteto e Lúcio é ótimo. Só nos resta uma dúvida : Será que Mano Menezes será capaz de desbancar Thiago Silva ou David Luiz ou vai deixar Lúcio no banco? Quanto aos outros nomes, todos bons.

Lúcio,Maicon e Elano : Retorno de veteranos.
* Chegamos ao meio-de-campo, sempre o setor mais polêmico. Lucas do Liverpool,Ramires, Sandro e Elias merecem estar ali. Lucas do São Paulo(o grande nome da lista) também tem presença inquestionável. Completam a lista Jádson, Henrique do Cruzeiro, Elano e Renato Augusto. Elano é um nome, me desculpme, desnecessário.O cara não tá muito bem no Santos.E a presença de Renato Augusto na lista mostra como 0 camisa 10 está em falta no mercado brasileiro. Quem me acompanha, sabe que estaria chiando a ausência de Hernanes; mas vale lembrar que ele merece ficar de molho por um tempo após o ocorrido no último jogo.

* Um de meus infinitos anseios foram antedidos : André finalmente não foi convocado por Mano Menezes. Seguindo a onda de cortes inpensáveis, Mano Menezes cortou Robinho, que apesar de estar bem na Itália, joga mal com a amarelinha.Neymar, como sempre está lá. Completam a lista três atacantes da escola gaúcha: Nilmar, Pato e Jonas.

Os estreantes são : Henrique, Lucas do São Paulo e Jonas.

Os veteranos que voltam são : Lúcio, Maicon e Elano.Júlio César já havia retornado.

Sigam-me no Twitter.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Resumo de Fevereiro.

Vamos ler, agora, a um breve resuo do que aconteceu de mais importante no mundo do futebol neste mês de Fevereiro.

Brasil :Se tem uma notícia que pegou o Brasil de surpresa, esta é a aposentadoria de Ronaldo.A morte prematura do atacante William Morais também chocou o Brasil. Quando o assunto é Campeonatos Estaduais, merece destaque a campanha do Flamengo, que foi campeão da Taça Gb de forma invicta.Coritiba e Criciúma também ganharam turnos nos seus respectivos estaduais.Na Libertadores, os times brasileiros começaram a sofrer na pele com altitude e todos os problemas que a competção traz consigo.O Corinthians, ficou pelo caminho ao perder para o Tolima na pré Libertadores.A Copa do Brasil ainda não começou pra valer.Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo estrearam. Adílson batista foi demitido.

Exterior : Na Europa, a fase eliminatória da Champions League começou. Esta fase, por sua vez, fez com que o Barcelona conhecesse o amargo sabor  da derrota após muitos meses.Lá na Europa mesmo, mais especificamente na França, o Brasil perdeu para o nosso carrasco das Copas de 98 e 2006. Benzema fez  o gol.Os Campeonatos nacionais da Europa começam a nos mostrar os campeões de maio.Barcelona, PSV, Manchester United, Milan e Porto começam a sentir gostinho da vitória.José Mourinho bateu mais um incrível recorde: Nove anos sem derrota em campeonatos nacionais.

Abraços !

Sigam-me no Twitter

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

É o bonde do Adilsão sem freio...

Enquanto o Flamengo, embalado, comemora a boa fase e o título da Taça GB ao som do funk"bonde do mengão sem freio", outro acontecimento do futebol brasileiro merece um funk com o refrão sem freio.Trata-se da demissão de Adílson Baptista, que foi demitido por ter insistido em conflitos internos e até mesmo com a torcida.Vinha bem.Poderia se dizer até, muito bem.E olha que pouco tempo teve para conhecer Neymar e nem pôde usar Ganso.Essa é a segunda demissão de Adílson em pouco menos de cinco meses(sendo que destes cinco, um foi de pré-temporada e outro ele passou inativo).

Assim que foi demitido do Corinthians, vim aqui e disse que ele precisa se controlar, melhorar seu relacionamento, e as vezes apelar aos pedidos da torcida,mas sem deixar que esta o domine.É uma receita ousada e complicada. Sim, é.Mas caso ele consiga, repito, tem de tudo pra ser diferente e emplacar bom trabalho atrás do outro.

Adílson largou o time em quinto no paulista e no único jogo da Libertadores, um empate fora de casa.Tais números reforçam que o seu temperamento foi crucial.Agora a diretoria se questiona se fez a melhor opção tendo demitido o treinador.

Força Adílson.Você tem um enorme potencial.

Sigam-me no Twitter.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Parabéns Mourinho

No último sábado, pela 24° rodada do Campeonato Espanhol, o Real Madrid bateu o Levante por 2a0 com gols de Benzema e Ricardo Carvalho.A vitória ficou com um gostinho especial para José Mourinho que agora completa nove anos de invencibilidade em casa jogando por competições nacionais.A última derrota foi no dia 23 de fevereiro de 2002(na verdade completa hoje os tais nove anos) quando ainda era treinador do Porto.De lá pra cá, foram 179 jogos com 151 vitórias, o que lhe rendeu um aproveitamento de 90,5%.

Após lerem isso, vou lhes fazer uma pergunta : Vocês conhecem algum treinador que alcançou tal feito? E se conseguiu algo próximo a isso, dificilmente teve uma carreira tão vitoriosa e brilhante como está tendo o português.Por fatos como este, que ouso dizer que José Mourinho já entrou para o hall dos maiores treinadores da história.

E toda sua marra? Elogiei sua competência enão sua postura que por inúmeras vezes não foi admiravél.

Ah Rafael, em campeonatos nacionais da Europa até eu... Você, uma vírgula. Ele enfrentou Barcelona, Juventus, Milan, Benfica, Manchester United, Liverpool, Arsenal, Roma entre outros. E alguns até mais de uma vez, o que exalta ainda mais sua competência.

Parabéns Mourinho. Você mereceu ter entrado ainda mais na história do futebol.

Sigam-me no twitter

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mais confusão...

Urgente : CBF reconhece o Flamengo como campeão brasileiro de 1987. De acordo com a confederação, naquele ano houve dois campeonatos . Agora a Taça de Bolinhas terá novo destino após o presidente do São Paulo dizer que ia se deliciar com ela. : A Gávea.

Agora fontes seguras revelam que o Sport vai tentar fazer a CBF rever seus conceitos e retirar este título do Flamengo.O São Paulo ainda não se pronunciou sobre o caso.

Agora, levantemos questões e hipóteses :

Como que a CBF passou 24 anos achando que só houve um campeonato, e de repente, muda sua decisão? Não pode nem se dizer que o Flamengo mudou os argumentos pois estes sempre foram os mesmos, o que  torna isso, no mínimo, esquisito.

Ricardo Teixeira que há anos tem passado suspeito e com falhas ,dá mais um indício de que a escolha pode ter sido mais um ato de politicagem do mundo do futebol.O que agrava ainda mais as fortes suspeitas de politicagem, são todas as declarações do próprio Ricardo enfatizando que o Fla não foi o campeão de 1987.

Torcedores que antes se apoiavam no que a CBF dizia para argumentar que o Fla não era hexa, agora começam a taxar a CBF disso e daquilo, e ainda chamam o Brasil de um país desmoralizado. Mas,amigos, me desculpem, os desmoralizados desta história são vocês que vão continuar mantendo postura de imparcialidade mesmo após tal declaração da CBF, que só conseguem enxergar aquilo que os seus olhos querem ver e tem as opiniões que te agradam.De boa, fiquem quietos. Melhor do que ser imparcial buscando ver só aquilo que lhe agrada.

No entanto, parabéns ao Flamengo pela vitória de ontem e pelo "título" de hoje.

Sigam-me no Twitter

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ou Rivaldo aparece, ou a diretoria se mexe.

Um dia depois de Ronaldinho Gaúcho estrear pelo Flamengo, estreou Rivaldo pelo tricolor paulista. A estreia foi melhor do que o mais otimista dos torcedores e dos críticos imaginavam.Foi de cinema. Dois gols, passes fora do comum, lençol aqui, jogada bonita dali.... Para os que trabalham no ramo, um prato cheio de elogios e outro parto cheio de críticas para os dois outros R's.

Só que o tempo foi passando, o Ronaldo se aposentou, Ronaldinho Gáucho fez dois gols apesar de estar mais apagado do que lápis borrado de cuspe e Rivaldo nada mais fez.E ainda se machucou. Hoje está machucado, fora de ritmo e cotado para sair do time mesmo mal tendo entrado.

Caso ele saia mesmo do time deve começar, lentamente, a entrar naquele esquema que já dito por mim anteriormente : Entra uma vez aqui e outra ali pra fazer aquela "social" mas será mesmo um objeto de marketing e de inspiração para os demais atletas.

E com Rivaldo fora, sobram o irregular Fernandão, o mediano Dagoberto e o fraco Fernandinho.Cresce a necessidade da diretoria de pensar em mais um nome para o setor ofensivo(leia-se ataque).

E o que vocês acham? Rivaldo, apesar de tudo, vai dar a volta por cima ou já é bom a diretoria ir pensando em novos nomes?

Sigam me no Twitter

Abraços.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O assunto Ronaldo...

Como todos sabem, o inesquecível e fenomenal Ronaldo declarou aposentadoria no último domingo, que foi oficializada na tarde de ontem após coletiva no parque são Jorge.A hipótese de acontecer um jogo de despedida vem sendo estudada pelo agora ex jogador.Entre tantos motivos que culminaram na decisão de Ronaldo, estão a distância do amigo Roberto Carlos, a perda das Libertadores de 2010 e 2011, o Hipotireoidismo e a não convocação para a última Copa.

Pensei muito sobre qual tema envolvendo este assunto que poderíamos abordar por aqui mas uma notícia deste impacto e arrebatadora como esta, nos abre um leque infindo de possibilidades. Poderíamos ficar aqui relembrando os momentos de genialidade do craque, mas ficaríamos um dia falando e não terminaríamos . Poderíamos compará-lo ao Romário.Poderíamos discutir se a sua aposentadoria foi na hora certa ou não. Poderíamos discutir sobre o seu legado para o esporte. Poderíamos fazer um top 10.Poderíamos, poderíamos... Poderíamos falar sobre tanta coisa.

Mas algumas coisas são certas: Ele eternizou, pelo menos na memória dos brasileiros, a nove da amarelinha e e entrou para o hall da fama do esporte.

O que também é certo é que sua simpatia aliada com sua carisma e humildade contribuiram e muito para a imagem do Ronaldo que temos hoje.

Olha eu aí já falando do craque...

Antes de encerrar queria agradecê-lo(mesmo sabendo que ele não vai ler isso) por tudo o que acrescentou ao futebol e por tudo que nos ensinou. Também queria agradecer a ele por ter sido um exemplo de superação, garra e apesar de tudo, humildade.E não podemos esquecer de agradecê-lo pela Copa de 2002, que ele levou a competição nas costas.

Entre tantas certezas, incertezas, curiosidades e muitos assuntos, deixo com vocês este post.

Falem o que quiser sobre Ronaldo, e por favor, evitem ofensas.

 Sigam-me no Twitter

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Vasco tapa sol com peneira.

Ontem o Vasco venceu o América por 9a0. Isso mesmo. Nove.A crise instituída no clube passou e agora, fogos de artifício são soltados devido a boa fase do atual treinador Ricardo Gomes.A goleada, de tão maluca e impactante que teve, fez a torcida se esquecer de criticar Felipe e Enrico, que fizeram gol até.

Mas os problemas cruzmaltinos acabaram? O Vasco, que agora só jogará dia 05 de março e terá mais tempo para treinar, vai poder se aperfeiçoar ainda mais e causar mais medo? Não, o VVasco tem seus problemas sim. Mas qual time que não tem? O problema do Vasco não está na falta de tempo, pouco entrosamento ou coisas do tipo. O problema do Vasco é elenco fraco mesmo.Falta um autêntico 10, um cara que chame a responsabilidade, que tinha pinta de ídolo.Falta também um bom atacante e volantes melhores.Tem um monte de problemas.

Se o Vasco é tão carente assim porque venceu de 9a0? O Vasco fez três com certa facilidade, e aí entra aquela história...um relaxa, o outro entusiasma, a confiança fica em alta e tudo fica se torna mais fácil.Não estou desmerecendo o Vasco, que merece sim todos os louros.Estou apenas dizendo que quando o adversário é este América e o time toma três gols logo de cara, tudo fica mais fácil.

Resumindo, o Vasco teve seus méritos ao vencer o América por nove a zero; até mesmo porque dizer que não teve seria uma falta de imparcialidade danada, mas alguns erros foram tapados com a peneira e ainda há muito trabalho a ser feito.

Sigam-me no Twitter.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O novo ídolo do Cruzeiro?

O menino de 10 anos entra na sala de forma eufórica procurando pelo pai que é cruzirense e ensinou ao filho amar o Cruzeiro como ele ama os seus pais.

Filho-" Paiiiiiiii"
Pai-" Oi filho, em que que eu posso te ajudar?"
F-" Você viu a nova contratação do nosso Cruzeiro?"
P-"  A  contratação daquele zagueiraço uruguaio, o Victorino?"
F-" Sim. Ele é bom?"
P- " Ele nem é tão alto mas é raçudo, não bate, é titular na seleção dele e é,sem dúvidas, um jogador que chega pra ser ídolo, além de ter todos os pré requisitos para se tornar o maior zagueiro do china azul dos últimos tempos. Você vai gostar dele, filho."
F-" Caramba pai, há muito tempo não te via tão feliz com uma contratação do zeiro.Tomara que ele dê certo e eu possa ver o meu time finalmente ganhar alguma coisa sem ser o Mineiro."
P-" Uma andorinha não faz verão, mas vai ser muito bom contar com ele."
F-" Iupi"

É exatamente assim que estão os cruzeirenses : Felizes, ansiosos e esperançosos. E com razão. Mauricio Victorino, ou só Victorino, foi um achado da diretoria cruzeirense.

Bom nome. 

sábado, 5 de fevereiro de 2011

O Fred vai te pegar.

Tenho um irmão que não perde uma oportunidade de dizer que o Mano é bairrista. Sempre solta um " O cara é bom, preparado, mas é muito bairrista. Só jogador de São Paulo e alguns do Grêmio". É uma visão, que apesar de eu discordar, já vem sendo compartilhada com outros amantes da bola. E agora surgiu uma bela oportunidade do treinador começar a se desfazer deste inconveniente rótulo. Convocar Fred, ainda seria útil para eo treinador mostrar que está atento ao futebol do Rio, que merece certa notoriedade os títulos de Fla-Flu.

Chamar Fred seria uma oportunidade para se desfazer de André, que já ficou provado a todos que tem baixo rendimento-quase nulo com a amarelinha.

Fred e Neymar,  que hoje formariam a melhor dupla jogam no Brasil e dariam ainda mais atenção para o que rola por aqui.

Enfim, por onde formos avaliar, a convocação de Fred seria um achado para o Mano e para o Brasil.

Mais um motivo?

Ele é o artilheiro do futebol brasileiro em 2011 com oito tentos marcados.

Se eu estivesse na posição de Mano Menezes, não hesitaria duas vezes : Botaria o Fred pra te pegar.

E, você, o que pensa?

Sigam-me no Twitter

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Boa São Paulo

Após o anúncio de que o São Paulo trouxe o zagueiro Rhodolfo então Atlético-PR, conclui o seguinte: Foi, sem dúvidas, a melhor contratação que o tricolor fez, pelo menos até agora, em 2011.Explicarei o porquê nas linhas abaixo.

Rhodolfo tem um ótimo porte para zagueiro, é alto, e é regular: joga sempre em bom nível.Não é nenhum monstro da zaga e nenhum xerife, mas sem dúvidas é um dos melhores do país e se tiver um bom companheiro, vai passar ainda mais segurança.

Rivaldo, Juan, Marcelinho Paraíba ? Nenhum destes será tão útil  ao São Paulo como será o zagueiro.Basta ver o desempenho atual de cada um deles.Cada um ,por seu motivo diferente, fazem com que nós acreditemos ainda mais friamente nisso. Podem escrever que ele será o mais útil.

É um jogador que sempre teve uma postura ética, profissional, jamais foi brigão, não toma cartão fácil e jamais teve contusões sérias.

Outro fator importante é analisarmos que os zagueiros do São Paulo estão indo embora ou trazendo problemas.Miranda irá embora no meio do ano. Alex Silva está vivendo um momento de muitas contusões. Sobram apenas Xandão e Bruno Uvini.

Bola cheia do São Paulo. Ótima contratação.

Sigam-me no Twitter.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Empréstimo de André comprova seu insucesso na Europa

Ontem vazou para a imprensa a informação oficial de que o atacante André, ex Santos foi vendido ao Bordeaux da França e ficará no clube francês até o fim da temporada. Quem me conhece sabe muito bem que não gosto de André, e mostrarei a vocês que esse empréstimo nada mais é uma prova de que André está se descobrindo e que Mano está insistindo com o jovem atleta.

André ficou mais de seis meses jogando no futebol Ucraniano.Podem falar que ele teve problemas de adaptação, o esquema isso e aquilo, mas ele só jogou nove jogos e não marcou nenhum gol.

Na seleção, Neymar, Pato e Robinho já fizeram os seus gols. Mas e André? Está em branco.E olha que ele sempre foi convocado.Seria uma insitência boba do treinador Mano Menezes ? Já não seria o momento de chamar outro nome?

Esse empréstimo ao Bordeaux é uma prova viva de que o seu desempenho é fraco e é uma solução para se livrar do atacante pelo menos momentaneamente.O que acham? André é fraco?

Sigam-me no Twitter

Resumo de Janeiro.

Hoje, aqui no OF, relembraremos o que de mais importante aconteceu no mês de Janeiro no mundo do futebol.

Brasil : No Brasil, tivemos o apito inicial para os Campeonatos Estaduais sendo o último a começar, o Campeonato Mineiro. Grêmio e Corinthians já disputaram o primeiro jogo da Pré Libertadores, sendo que para um o resultado foi bom e para o outro, desanimador.Nas categorias de base, o Flamengo se sagrou campeão da Copinha pela segunda vez na história.

O Vasco entrou em uma das crises mais profundas e dolorosas de sua história, que é agravada com o ótimo momento vivido pelos três rivais. O Santa Cruz deve ser a maior surpresa do mês.O time está atraindo públicos até de outros estados só por causa de sua boa campanha no estadual.O Internacional jogou com o time B boa parte do mês e mesmo assim vencia, provando o quanto é desnivelado este estadual.

Em termos de contratações, as chegadas de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, deram uma cara diferente ao futebol nacional. A saída para o futebol europeu que mais gerou pano para manga foi a do atacante Jonas para o futebol espanhol.Outra contratação polêmica foi a do atacante Rivaldo pelo São Paulo.

Europa : No velho continente, os campeonatos nacionais já voltaram á ativa, a exemplo de algumas Copas.O Campeonato mais importante, a Champions League, ainda não deu o seu ar da graça no ano de 2011.Em contrapartida, já foram definidos os confrontos das oitavas-de-final.

Leonardo, Manchester United e Barcelona foram os destaques positivos do mês na Europa. Real Madrid deu uma relaxada e deu o título espanhol de bandeja para o rival catalão.

Kaká retornou aos gramados, André foi emprestado ao Bordeaux e Liedson fechou com o Corinthians.Messi e Marta foram eleitos os melhores do ano, e já saíram na frente para conquistar o prêmio novamente em 2011.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PC Gusmão não tem nada a ver com a crise do clube.

Ontem discutimos por aqui o porquê dos clubes estarem mantendo os seus treinadores empregados e não terem trocado nessa janela. Mas hoje o Vasco demitiu paulo César Gusmão e pode ter posto a baixo tudo isso. A diretoria alega que o mau início no Carioca e seu temperamento explosivo(Ele foi expulso três vezes no Brasileirão 2010) associado ao fato de ele ter dedado a briga de Carlos Alberto e Dinamite(faltam provas concretas de que vazou a informação)  foram fundamentais para a sua queda. Para apimentar a crise, o Vasco tem um clássico no Domingo, e se perder, só um  um milagre o coloca nas semifinais.

Será que PC Gusmão tinha tanta culpa no cartório por esse purgante que hoje vive o Vasco da Gama?

Bem, ele pegou o time na 19° posição do Brasileirão e isso ilustra que a crise e os momentos ruins seguiam o Vasco antes mesmo de PC dar o ar de sua graça por São Januário.

Nos últimos meses de mandato de Eurico, a venda de Philippe Coutinho foi efetivada.Muito se desconfia que essa boa grana tenha sido desviada.E se isso for verdade, não foi PC quem desviou.Garanto.

Quem é o ídolo do Vasco? Fernando Prass? Dedé? É até bom que o Vasco tenha ídolos na defesa, o que é sempre mais raro. Mas um time que quer se melhorar, quer sair da lama e quer crescer precisa de um ídolo lá na frente.Um 9. Um 10. Alguém que a torcida simpatize.Carlos Alberto? O cara vive machucado, e quando joga, pouco faz.Felipe? O cara sequer faz gol. Éder Luis? Ele não marca fora de casa, podem observar. Marcel? Falta a ele um pouco de técnica e cabeça pra ser um ídolo de uma torcida tão grande e bonita.

Essa crise deste início de ano não é aquele tipo de crise proveniente unicamente de resultados ruins e que acabará com uma subida da tabela aqui e uma vitória dali. É uma crise concebida de péssimas administrações passadas e negociações típica dos trapalhões(não tem nada a ver com o Dedé.)

Enfim, essa situação do Vasco será revertida mas, em breve, voltará a atrapalhar muita gente. Mais técnicos serão demitidos, mais vaias serão ouvidas, e mais crises instituidas.É um círculo vicioso.Círculo, este, que será desmanchado após bons anos de diretorias profissionais.  

Sigam me no Twitter.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Porque nenhum clube trocou de treinador ?

Não é algo normal, e isso é fato.Nenhum dos grandes clubes do Brasil aproveitou esta janela de transferência para mudar de treinador.Imagino que cada clube por um motivo diferente.

O Internacional, mesmo após perder o Mundial Interclubes de forma vergonhos, manteve o sempre questionado Celso Roth no comando do colorado.

O Flamengo terminou 2010 com sérios riscos de rebaixamento, com um treinador não vivendo seu melhor estado com a torcida,  e mesmo assim, sequer cogitou na saída do experiente Vanderlei Luxemburgo.

O Santos foi o único time que  começou 2011 com treinador novo,porém essa contratação havia sido feita em outubro do ano passado, que não é no referido período de transações.

Porque será que os clubes tiveram essa atitude, que apesar de boa, é estranha? Profissionalismo? Falta de dinheiro? Choque de realidade?

Meu Twitter.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Final merecida e memorável

Ontem Flamengo e Bahia protagonizaram uma das finais mais emocionantes e memoráveis da história da Copinha. Belas jogadas, grandes defesas, coração na ponta da a chuteira e, principalmente muitos craques.Sim, alguns já são craques.

Bahia não chegou ali por acaso. Tinha um ótimo treinador e um atacante rápido e com faro de gols. O nome dele é Rafael e marcou seis gols no campeonato, alcançando a vice artilharia. No último deles, ensinou a muito marmanjo como se bate um pênalti de qualidade : Com força e á meia altura.Tinha também, o meia atacante Fábio que, apesar de pouca pompa, fez um trabalho "invisivel". Dava a velocidade ao time e entregava de bandeja para o meu xará. Madson, Jussandro e Igor também podem nos surpreender num futuro recente.Não jogaram a final, mas merecem os louros. 

O Flamengo de 1990 revelou Marcelinho Carioca, Djalminha, Júnior Baiano e Paulo Nunes. Timaço. Time tão bom quanto o de 2011 que já nos mostrou Negueba, Frauches,Lucas, Adryan e o ótimo goleiro César.Neste time do Fla, o treinador também era bom mas devemos parabenizar Zico por sua insitência com as pratas da casa e que fez valer o jargão " Craque o Flamengo faz em casa".

Em resumo, Bahia e Flamengo tinham ótimos times, jogavam bem e mereceram chegar até ali. Na final, prevaleceu a camisa e uma postura mais ofensiva do Flamengo.Quanto ao Bahia, devemos o lembrar que é o momento de segurar e valorizar essa garotada e parabênizá-lo por ter chegado até aonde chegou.

Sigam me no Twitter. Cliquem aqui.

A base da Copa América

Ontem o treinador Mano Menezes fez a primeira convocação de 2011.Esta convocação, podem ter certeza, servirá de base e auxílio na construção do grupo da Copa América, que será em Julho.O Amistoso será contra a França no dia 09 em Paris.Mano chamou 23 jogadores e nenhum deles atua no Brasil ou na França.Vamos aos nomes :

Como havia prometido aos jornalistas, trouxe ao menos um "medalhão" da Copa de 2010.O escolhido pelo treinador foi o goleiro Júlio César, que para entrar na lista teve que ver Jefferson "ceder" espaço. Gomes e Neto, cada vez mais dentro da seleção, completaram a lista de porta-redes.

Na zaga, Thiago Silva e David Luis serão titulares por um bom tempo. O que traz certa preocupação para Mano, é escolher reservas para ambos.Desta vez optou por Luisão e Breno.Nas alas, os nomes de sempre : Daniel Alves,Rafael, Marcelo e André Santos.Bem legal o Mano ter voltado a chamar Marcelo, que é simplesmente o melhor brasileiro da posição.

O setor que Mano gerou maior repercussão, sem dúvida, foi o meio de campo.Quatro surpresas. Hernanes voltou após bom tempo, e isso foi a melhor coisa que o nosso treinador fez.Anderson, do Manchester United, causou certo espanto. Ninguém acreditava que ele seria lembrado. Com Ganso, Ronaldinho Gáucho e Kaká passando por perrengues diferentes, Mano encontrou dificuldade em achar um bom 10 e então trouxe um velho conhecido do torcedor do Flamengo : Renato Augusto. É um bom meia, um bom armador, mas na Europa temos jogadores melhores do que ele, casos de Diego e Alex.A maior surpresa, no entanto, foi a convocação do regular Jádson.

Elias, Lucas(este aí já é nome certo), Ramires e Sandro completam o setor do meio-de-campo e se fixam mais ainda na mente de Mano para irem á Copa América

No ataque, Neymar não foi chamado por dois motivos : Está jogando a Copa Sub-20 e Mano só quis chamar jogadores de fora, o que é um erro já que não temos campeonatos em fase decisiva.Robinho e Alexandre Pato, estão inclusos na lista. Completam o setor ofensivo, Hulk e André, que já recebeu chances demais e nenhum gol fez.

Sigam-me no Twitter.Cliquem aqui.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Saída de Jonas dá sequência a erros gremistas.

Não precisa ser nenhum gênio para saber que a diretoria foi imatura, e por isso Jonas saiu para o Valencia, da Espanha. Se fosse só este erro, dava para suportar. Mas, amanhã o Grêmio estreará na pré Libertadores, e apesar do favoritismo para o confronto, já deixa muita gente com um pé atrás quanto a qualidade do elenco e o se o desempenho será bom. Espero que a diretoria consiga se recuperar destes tombos recentes.

Agora só tem André Lima e Borges de atacantes no Grêmio, sendo que o segundo está lesionado e o primeiro é muito inconstante.

Paulo Odone e cia prepararam festa para receber e se esqueceram de cuidar do que é realmente importava.Conclusão : Tempo perdido e o básico ,esquecido.

O Grêmio, em todo este período de transações trouxe apenas Lins e Vinicius Pacheco. Nenhum deles de renome. E deixou sair Souza, e agora Jonas. É o elenco cada vez pior e o time estreia na Libertadores, amanhã.

E, você, torcedor gremista ou não gremista, o que acha da diretoria gaúcha?

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

E agora Rivaldo?

Após discutirmos se o São Paulo deu um passo para a frente ou para trás após contratar o veterano Rivaldo, surge um outro tipo de questionamento : Rivaldo é presidente de Mogi Mirim e agora, atleta do São Paulo, times que  apesar de já terem se enfrentando, não deveriam manter este tipo de relação.

Imaginem se o São Paulo chega á última rodada pecisando do Mogi Mirim perder. Imaginem o contrário.Pois é, caso uma dessas hipóteses ocorra, a cabeça de Rivaldo ficará a prêmio.Imaginem, então, se as duas coisas ocorrerem. Imaginem se um dos dois ficará com a última  vaga para o mata-mata.

Imaginem se venha a ocorrer um confronto entre ambas na fase mata-mata. Zagueiros do time do interior deixarão Rivaldo mais livre com medo do desemprego ou serão éticos e o marcarão sem piedade?

Caso Rivaldo e Mogi Mirim alterem a naturalidade, a história do Campeonato também será alterada. E agora, Rivaldo? Não seria legal não enfrentar o Mogi Mirim(caso isso venha a acontecer) e deixar o pessoal de lá se virar? Ou seria mais justo exigir seriedade dos atletas do Mogi? Boa sorte na escolha.

E você, o que achou desta situação? Rivaldo deveria esperar o Campeonato acabar para negociar ou não fez nada de errado?

Sigam o blog no Twitter.Cliquem aqui.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Copinha

Na próxima Terça Feira,25, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha terá a sua final. Flamengo, que ganhou a única final que disputou e Bahia, que jamais foi finalista farão uma final que vai fazer com que desgrudemos os olhos de Santos, Internacional e São Paulo quando o assunto for categorias de base.

Quando as quartas de final estavam definidas, apostei em Paec, Santos, Internacional e Flamengo. Pois bem, só o Flamengo avançou. É, já fui melhor em apostas. Pelo menos o Flamengo chegou a final.

Meu palpite para a final : Flamengo campeão após 21 anos e o Bahia, primeira vez, vice.

Sigam me e sigam o blog no Twitter. Cliquem aqui.

Rivaldo : Passo para frente ou para trás?

Após um 2010 de altos e baixos, o São Paulo começou 2011 com sede de se reerguer.Trouxe Juan e Marcelinho Paraíba, ambas contratações de risco.E agora, após rápido flerte, anunciou casamento com Rivaldo. E eu lhes pergunto : Passo para a frente ou passo para trás na tentativa de reerguer o clube ?

Rivaldo, por mais que não pareça, não trará marketing e nem será útil. Em terra de Ronaldos, o marketing oriundo de apenas um atleta tem que ser muito bem feito e  jogador, de muito renome. Rivaldo fará 39 anos em Abril e não consegue ser destaque nem no Usbequistão.Hoje sua vida se resume a dirigir o Mogi Mirim. Fernandão, Marlos, Dagoberto e Marcelinho: Todos são mais mais úteis, hoje, do que ele.

Então porque apostar num jogador que os pré requisitos são tão desanimadores? Talvez o tricolor não esteja apostando no questionado acima, e sim, apostando que a sua experiência e o seu nome darão confiança ao clube e que sua imagem e sua carreira sempre sejam vistas como algo a se alcançar pelos jogadores.Talvez o São Paulo esteja apostando em sua liderança, que agora está  bem aguçada.

E aí? Passo para frente ou passo para trás? Sua ausência nos jogos ou sua importância? O que  se sobressairá?

Me sigam no Twitter.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Guia dos Estaduais 2011

Após falarmos do Cariocão e do Paulistão, falaremos sobre alguns  estaduais que tem ao menos um representante na Série A. Começemos pelo Paranaense:

Paranaense : O Campeonato teve quatro campeões diferentes nos últimos cinco anos.Coritiba é o atual campeão e só depende dele para dar um basta no revezamento.O Atlético manteve o elenco que foi quinto colocado no Brasileirão de 2010.Já o Paraná, após um ano cheio de lamentações, contratou mais de 11 atletas e fará de tudo para virar o ano ao menos reconquistando o estado.Vamos ver as negociações de cada clube :

Coritiba : Nenhuma contratação de impacto. Talvez os principais novos nomes sejam o de Eltinho, Emersone Davi, todos contratados do Avaí.Ninguém de destaque saiu.

Atlético-PR : A chegada de Mádson ao furacão é a melhor contratação do futebol paranaense até este início de ano.Além do baixinho, jogadores desconhecidos foram trazidos.Saem Márcio Azevedo, o goleiro Neto e Maikon Leite.

Paraná : Apesar de muitas caras novas, nenhuma contratação que sirva de alento para a torcida paranista.Sem contar que saíram os principais nomes do time como Anderson Aquino e Vinicius.


Adriano Gabiru defenderá o Corinthians-PR.

Cearense : O Campeonato do Ceará nunca chamou muita atenção.Mas este ano tem um ingrediente que apimentará a rivalidade entre os grandes dali. Ceará e Fortaleza, cada, têm 39 títulos.O Ceará, que ganhou apenas dois campeonatos das últimas edições, é o grande favoritto deste ano.Favoritismo que cresce se analisarmos que o mau momento do tricolor é bem profundo e exige reesstruturação lenta e gradual.

Ceará : O goleiro Fernando Henrique vem para disputar com Diego a vaga do gol.Também chegam Sérgio Mota, ex São Paulo, Iarley e Júnior. A única saída foi a do meia Magno Alves, um dos destaques do time em 2010.

Fortaleza : Como dito acima, a situação do leão está ruim. O grande ídolo de 2010, Márcio Nicácio, foi embora e o time teve que apostar na juventude.

Olho no Icasa, Guarany de Sobral e Horizonte. Estão melhores que o tradicional Fortaleza.

Gauchão : Há muitos anos que não tínhamos um Campeonato Gáucho em que os pequenos sonhassem tão alto.Uma prova disso são os tropeços de Grêmio e Inter  logo na primeira rodada.Juventude e Caxias, os campeões de 1998 e 2000, respectivamente e donos de alguns vices são os que mais tendem a dar trabalho a dupla Gre-Nal.

Internacional : Devido ao Mundial Interclubes, o time do Internacional começou a pré temporada muito depois das demais equipes.E como o Gauchão não pode parar, o Internacional B( outro time com outros jogadores e outro treinador) foi acionado para representar o Inter nas rodadas iniciais.O Internacional B não mudou seu elenco e ainda tem alguns desfalques importantes.Já o Internacional verdadeiro teve como principal transação a migração do meia Edinho para o Fluminense.

Grêmio :  Assim como o arquirival, o Grêmio não mudou muito o seu elenco não.Em ano de Libertadores e com um elenco regular que o Grêmio, o tricolor deveria contratar maçiçamente. Chegaram o atacante Lins, ex Criciúma e o meia atacante Vinicius Pacheco, ex-Flamengo e Figueirense.A diretoria ainda promete mais três contratações.Souza foi para o Fluminense e os coadjvantes Thiego e Sérgio também mudaram de time.

Olho no Caxias e Juventude.

Catarinense : Em Santa Catarina existem cinco times que tem ua torcida diferenciada : Figueirense, Avaí, Crciúma,Joinville e Chapecoense.Os três últimos não vivem bons momentos há alguns anos e isso faz com que a briga pelo título se afunile ainda mais entre Figueirense e Avaí.Mas este ano os dois times têm um ingrediente extra. Cada um conquistou exatos 15 títulos e são os maiores campeões. Avaí tem um time levemente superior ao do rival e tentará o tri.


Avaí : Apesar da inconstância de treinadores e de muitos resultados ruins em 2010, o Avaí conseguiu revelar bons jogadores e fazer com que outros voltassem aos bons tempos. Caio,Eltinho,Rivaldo, Patric, Davi, Émerson, Robinho, Roberto e Rudnei... todos saíram de Florianópolis. Se saiu muita gente, entrou mais ainda. Foram ao todo 12 contratações. Rafael Coelho, Gian e George Lucas são os principais nomes na temporada que adentra.

Figueirense : Se a torcida do Avaí ainda não se acostumou com o elenco tão mudado, a torcida do Figueirense também não ficou para trás. Chegam Lenny e Breitner, além de outros jogadores de menos fama. O paraguaio Wison Pittoni é a grande aposta do figueira para a temporada 2011. Saíram Lucas e João Felipe para o Botafogo e o atacante William para o Corinthians.

Demais : O veterano Schwenk é o grande reforço do Criciúma. O rodado Aloísio Chulapa é a aposta do Imbituba.


Sigam-me e sigam o blog no Twitter.Clique aqui